Atualmente, muitos brasileiros que são segurados do sistema no INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam com muita ansiedades o pagamento do 14º salário.
Publicidade
Veja também: Auxílio Brasil, Vale Gás, FGTS e 13º do INSS – Confira o calendário de pagamento para Junho
Contudo, essa medida ainda esta tramitando no congresso em projeto de Lei 4367/20. O autor desse projeto, é o deputado Pompeo de matos do PDT do Rio Grande do Sul. Ele diz que prevê o valor do pagamento de até dois salários mínimos que hoje daria R$2424,.
Publicidade
Nesse sentido, o texto que fala sobre o salario extra para o aposentado e pensionistas ganhou um relator para discutir na CCJ da Câmara dos Deputados.
Com essa articulação, as chances aumenta para a aprovação desse beneficio extra, mas que segue devagar ainda por se tratar de um ano de eleição.
Publicidade
Quem vai poder receber o 14º salário do INSS?
Caso seja aprovado o beneficio extra for aprovado, será pago em duas vezes, no intervalo de dois anos. Antes, o beneficio era para ser pago em 2020 e 2021, mas como a aprovação não aconteceu, será necessário alterar as datas do pagamento do 14º salário.
A princípio, estimasse que aproximadamente 31 milhões de brasileiros terão o acesso aos pagamentos do beneficio do 14º salário. Dessa forma, os inclusos estão os aposentados, quem recebe pensão por morte, auxílios doença, acidente e reclusão e também salario maternidade.
Publicidade
Os que não vão poder receber são os que recebem o BPC e a Renda vitalícia Mensal, porque essa classe de grupo não tem direito ao 13º salário e, ao 14º salário.
Qual a previsão para o inicio do pagamento do beneficio extra?
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal precisa aprovar o projeto de lei sem alteração no texto. Para ter uma aprovação mais rápida, o texto não pode sofrer alterações, para em seguida seguir para a sanção do Presidente Jair Messias Bolsonaro.
Publicidade
A maioria dos parlamentares defende a aprovação, pois serviria para ajudar o grupo de aposentados que ficaram de lado durante a pandemia.
Por fim, quem tiver interesse em acompanhar esse projeto e até mesmo cobrar os deputados e senadores, é só acessar o site da Câmara ou continuar seguindo nosso portal. pois estamos sempre atualizando as informações.