Flutter ou React Native? qual escolher? Elas são as duas estruturas de desenvolvimento de aplicativos multiplataforma mais populares.
Publicidade
Os aplicativos multiplataforma permitem que os desenvolvedores escrevam uma única base de código para diferentes plataformas móveis e da web.
Veja também: 5 melhores linguagens de programação para aprender a desenvolver aplicativos em 2022
Publicidade
Ambas as estruturas são desenvolvidas pelos gigantes da indústria Google e Facebook. Portanto, ambos oferecem ótimas opções e facilidades para os desenvolvedores.
No entanto, muitas vezes é difícil fazer a escolha certa ao escolher entre Flutter e React Native. Você pode tomar a decisão certa escolhendo a plataforma mais adequada para as diferentes necessidades do projeto.
Publicidade
No entanto, muitas vezes é difícil fazer a escolha certa ao escolher entre Flutter e React Native. Você pode tomar a decisão certa escolhendo a plataforma mais adequada para as diferentes necessidades do projeto.
Flutter vs Reagir Nativo
O Google anunciou seu projeto Flutter em 2017. O React Native, por outro lado, foi construído pelo Facebook e lançado como um projeto de código aberto em 2015.
Publicidade
Ambos os frameworks de desenvolvimento de aplicativos são muito populares hoje em dia. Embora o React Native tenha uma grande comunidade e seja mais maduro, o Flutter cresceu mais rapidamente à medida que as estrelas do GitHub e as tendências de pesquisa ultrapassaram recentemente o React Native.
Veja também: Como ganhar dinheiro com a Google Play Store em 2022? Saiba agora
Publicidade
Um olhar mais atento aos prós e contras dessas tecnologias nos ajudará a entendê-las melhor. Vamos começar com Flutter.
Flutter prós
- Interface de usuário : Flutter oferece uma interface de usuário de alta qualidade. Assim, os desenvolvedores de aplicativos móveis consideram a melhor maneira de criar aplicativos móveis iOS e Android de alta qualidade a partir de uma única base de código.
- Usabilidade: o Flutter possui comportamentos e convenções específicos da plataforma que o tornam muito fácil de usar. Ele oferece uma ótima aparência para seus usuários.
- Animações: Flutter permite que os usuários implementem animações complexas facilmente.
- Testes: Com excelente suporte a testes, os esforços de controle de qualidade são significativamente reduzidos.
- Tempo de colocação no mercado mais rápido : o hot-reload e a experiência aprimorada do desenvolvedor ajudam a equipe de desenvolvimento a colocar o produto no mercado mais rapidamente.
- Documentação: O Flutter oferece uma documentação excelente e completa.
Flutter contra
- Tamanho e desempenho do aplicativo web Flutter: o Flutter web não está pronto para produção devido a problemas de desempenho e tamanho.
- Problemas pendentes com alguns pacotes essenciais, incluindo suporte a anúncios, áudio/vídeo e câmera.
Quando usar o Flutter?
- Se você deseja criar um aplicativo mobile-first a partir de uma única base de código, o Flutter pode funcionar perfeitamente. Com o hot-reload e uma excelente experiência de desenvolvedor, você pode criar aplicativos em um tempo comparativamente menor.
- É mais fácil traduzir ótimos designs em codificação com o Flutter. Você pode usar o Flutter se quiser criar uma interface de usuário personalizada com muitas animações.
- Não priorize o Flutter se você deseja criar uma experiência na Web e o celular não faz parte da estratégia principal.
React Native
React Native Prós
- Baseado em JavaScript: React Native faz parte do ecossistema JavaScript.
- Aplicativos nativos: a plataforma permite que os desenvolvedores criem aplicativos Android e iOS com aparência nativa com uma única base de código.
- Documentação: React Native oferece um processo de documentação abrangente.
React Native contra
- Desempenho: não recomendado para aplicativos que exigem animação, atualizações frequentes da interface do usuário e cálculos intensivos.
- Testes: com o React Native, você obtém acesso a suporte limitado a testes. Os desenvolvedores recebem apenas suporte básico para testes de unidade.
- Custo de manutenção: os desenvolvedores têm que pagar altos custos de manutenção devido a alterações e outras dependências.
Quando usar o React Native?
- O React é recomendado para criar aplicativos multiplataforma para dispositivos móveis e web a partir de uma única base de código.
- Com o React Native, você pode criar aplicativos para iOS e Android usando componentes nativos.
- Se você estiver familiarizado com JavaScript e React.js, React Native talvez seja sua melhor opção.
- O React Native não é recomendado se você precisar criar UI e animações personalizadas ou precisar de atualizações regulares.
Linguagem de programação: Dart vs JavaScript
O código Flutter é escrito em Dart, enquanto o React Native usa JavaScript.
Dart
A linguagem de programação Dart foi introduzida pela primeira vez em 2011, mas ganhou popularidade depois que o Google anunciou o Flutter. O GitHub o classifica como a linguagem que mais cresce em 2019 devido ao seu rápido desenvolvimento.
Dart é fácil de aprender e compartilha muitas semelhanças com outras linguagens populares como Swift e Kotlin. Com experiência no uso desses idiomas, você provavelmente pode aprender dardos em algumas semanas.
JavaScript
JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares. A maioria dos sites o usa hoje e é considerado o idioma dominante do lado do servidor. O JavaScript deve alimentar o ecossistema da web moderno.
O poder do React Native é que ele usa uma linguagem com a qual muitos usuários já estão familiarizados. Desenvolvedores da Web que já estão familiarizados com o React acham mais fácil aprender o React Native.
Estes foram os prós e contras de Flutter e React Native. Agora vamos olhar para as estruturas de diferentes perspectivas. Vamos começar com a experiência do desenvolvedor.
Experiência dos Desenvolvedores
O recurso Hot Reload está disponível com Flutter e React Native, para que você possa fazer alterações no código e ver os resultados instantaneamente.
Os desenvolvedores que usam Flutter ou React Native se beneficiarão significativamente, pois o Hot Reload ao usar Não há SDKs nativos disponível para iOS e Android, exceto para Swift.
Além disso, os editores de texto e IDEs mais populares suportam Flutter e React Native. Para começar, o Dartpad, um editor de prototipagem rápida online, está disponível para Flutter. Uma ferramenta semelhante também está disponível para React Native.
Flutter e React Native possuem extensa documentação para ajudar os desenvolvedores em todo o processo. Você pode até conferir os vídeos oficiais do Flutter no YouTube mostrando os vários widgets em ação.
Conclusão
Não há dúvida de que Flutter e React Native são estruturas de desenvolvimento multiplataforma de ponta, ambas usadas por grandes empresas em produção e podem reduzir o tempo de lançamento de aplicativos móveis no mercado.
Além disso, nenhum framework serve para todos e cada um tem requisitos únicos. Dependendo de suas necessidades e estratégia, agora você pode decidir qual é o melhor para seu próximo projeto. Flutter é a melhor opção em alguns casos, enquanto React Native é melhor para outros projetos.
Como iniciante, você pode começar a se familiarizar com os dois frameworks. Tanto o Flutter quanto o React Native oferecem extensa documentação, uma comunidade entusiasmada e guias de instruções. Sem dúvida, essas estruturas são fáceis de aprender para um desenvolvedor de aplicativos móveis ambicioso. Então, qual é a sua escolha, Flutter ou React Native?