A resposta a esta pergunta depende muito do público-alvo. Ao desenvolver um aplicativo móvel, os desenvolvedores precisam escolher entre iOS e Android ou criar duas versões.
Publicidade
Nesse sentido, se seu público estiver presente em ambas as plataformas e você não souber onde publicar seu aplicativo primeiro, procure orientações claras sobre como iniciar seu aplicativo.
Veja também: Flutter ou React Native: Como fazer a escolha certa – Veja agora
Publicidade
Contudo, ambas as plataformas oferecem diferentes vantagens e desvantagens para desenvolvedores que desejam publicar seus aplicativos. Os desenvolvedores devem fazer essa escolha pesando cuidadosamente os prós e os contras de cada loja de aplicativos.
Para isso, avaliamos essas duas plataformas com base em três fatores cruciais; Processo de aprovação, visibilidade e custos e monetização.
Publicidade
O blog entra em detalhes sobre essas duas plataformas para que os desenvolvedores de aplicativos móveis possam ter uma ideia de qual é a melhor para eles. Confira as diferenças.
Processo de aprovação
App Store
A princípio, o processo de aprovação da iOS App Store é a maior preocupação dos desenvolvedores. A aprovação da AppStore não é fácil. Além disso, pequenos bugs podem levar à rejeição de aplicativos, o que pode ser frustrante para desenvolvedores que desejam que seus aplicativos atendam a determinados padrões.
Publicidade
Os desenvolvedores de aplicativos precisam dedicar muito tempo e esforço para garantir que seus aplicativos estejam em conformidade com as regras e regulamentos da Apple.
Principais conclusões:
- Pode levar muito tempo para obter a aprovação.
- Para ter sucesso, os desenvolvedores devem trabalhar pacientemente em um projeto.
- Os desenvolvedores devem criar criatividade para seus aplicativos.
- Os aplicativos devem estar livres de erros e seguir as regras.
- Apesar de crítica, a equipe de revisores dá um feedback positivo.
Google Play Store
Primeiramente, o processo de obter um aplicativo da Google Play Store é mais fácil. Os desenvolvedores podem experimentar suas ideias sem ter que enfrentar a frustração da App Store.
Publicidade
Nesse sentido, a única desvantagem é que aumenta as chances de lançamento de aplicativos com bugs, levando à frustração do usuário e preocupações de segurança.
Veja também: 5 melhores linguagens de programação para aprender a desenvolver aplicativos em 2022
Em seguida, depois de publicar seu aplicativo com sucesso na App Store, as chances de sucesso nessa plataforma são maiores. Com menos aplicativos, você obtém maiores chances de visibilidade e receita.
Comparado com a Apple App Store, o Google Play gera mais que o dobro de downloads. No entanto, a App Store ganha cerca de duas vezes mais dinheiro.
Principais conclusões:
- É fácil obter aprovação.
- Os desenvolvedores são encorajados a serem mais inovadores e experimentais.
- A qualidade dos aplicativos disponíveis para os usuários pode ser reduzida.
- Em um mercado onde tantos aplicativos são aprovados, é um desafio se destacar.
Visibilidade
App Store
Como mencionado, a plataforma oferece alta visibilidade ao seu aplicativo depois que você passa pelo longo processo de aprovação da loja de aplicativos. A Apple também oferece várias maneiras de promover aplicativos, incluindo Aplicativos em destaque e Aplicativo da semana e do ano.
Ao enviar o aplicativo para essa plataforma, você pode adicionar palavras-chave no campo para que seu aplicativo fique visível para as consultas relevantes na plataforma.
Principais conclusões:
- Plataforma amplamente utilizada e altamente visível.
- Por causa da concorrência, um aplicativo precisa ser único.
Google Play Store
Depois que um aplicativo aparece na Google Play Store, os desenvolvedores podem trabalhar para criar uma base de clientes fornecendo um bom atendimento ao cliente, atualizações frequentes e um aplicativo que ofereça um serviço valioso. No entanto, manter a visibilidade em meio a uma concorrência tão acirrada é difícil.
Principais conclusões:
- Visibilidade reduzida em termos de alta disponibilidade de aplicativos
- Em um mercado competitivo, um aplicativo precisa se destacar.
- Se a otimização da loja de aplicativos for feita corretamente, o modelo de função de pesquisa pode melhorar a visibilidade do aplicativo.
Custos e monetização
App Store
Antes de mais nada, um desenvolvedor na App Store paga US$ 99 por ano e tem acesso a muitos recursos para desenvolvedores. Entretanto, como 70% das vendas de aplicativos vão para desenvolvedores, quanto mais popular seu aplicativo for, mais você ganha.
Principais conclusões:
- As taxas de desenvolvedor são de US$ 99 por ano.
- 70% da receita do aplicativo vai para os desenvolvedores.
- A maioria dos clientes da loja de aplicativos está acostumada a pagar pelo download do aplicativo.
Google Play Store
A princípio, os desenvolvedores do Google Play pagam uma taxa única de US$ 25, após a qual podem criar seu aplicativo usando o Google Play Console. Após o registro, você pode publicar quantos aplicativos desejar. Os desenvolvedores obtêm 70% da receita gerada pelo aplicativo.
Principais conclusões:
- O registro custa $ 25 para os desenvolvedores se registrarem uma vez.
- Os aplicativos gratuitos são baixados com mais frequência pelos clientes do Android.
- 70% da receita vai para os desenvolvedores.
Conclusão
Embora a Apple App Store tenha um longo e demorado processo de aprovação e intensa concorrência, ainda é uma ferramenta valiosa para desenvolvedores com uma taxa de registro razoável e uma participação significativa na receita do desenvolvedor.
Por outro lado, os desenvolvedores não precisam passar pelo longo processo de aprovação e podem enviar seus aplicativos a um custo acessível.
Por fim, independentemente de qual loja de aplicativos você escolher, você terá uma boa visibilidade para seu aplicativo. No entanto, será mais difícil ganhar dinheiro com um aplicativo Android na Google Play Store, pois muitos usuários do Android preferem aplicativos gratuitos.