A plataforma global de mensagens instantâneas Telegram se uniu ao governo brasileiro para conter notícias falsas e a disseminação de informações falsas no país.
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o vice-presidente do Telegram. Ilya Perekopsky, e o representante legal do aplicativo de mensagens no Brasil, Alan Thomaz, no Palácio do Planalto.
Publicidade
Veja também: Google concorda em pagar US$ 118 milhões para resolver processo de discriminação de gênero
No Brasil, nos últimos meses, o judiciário e as redes sociais estabeleceram uma relação de diálogo para resolver alguns dos conflitos que cercam a adoção de práticas para evitar a disseminação de informações falsas.
Publicidade
A preocupação do Tribunal de Justiça Federal (STF) ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) é a interferência indevida de fake news na vida política e institucional do país.
“Tivemos uma boa conversa com Bolsonaro na qual discutimos a liberdade de expressão, o princípio mais importante em que o Telegram se baseia, e o cumprimento da Constituição”.
Publicidade
disse Ilya Perosky , vice-presidente do Telegram, em comunicado.
Eles verificaram os canais em execução no Telegram com uma ampla audiência. O PIB Fact Check é um dos canais do Telegram que atua no combate à desinformação sobre políticas e sistemas governamentais.
O que é Fake News
Fake news é um termo usado para descrever histórias ou informações fabricadas ou falsas. Pode se referir a artigos de notícias falsas, vídeos e postagens de mídia social, mas também pode se aplicar à disseminação deliberada de desinformação.
Publicidade
As notícias falsas têm sido criticadas por espalhar desinformação e contribuir para a política partidária. Não existe uma definição única de notícias falsas, mas geralmente é entendida como conteúdo falso ou enganoso.