O Sistema de Valores a Receber do banco Central ou “dinheiro esquecido” desencadeou uma verdadeira caça ao tesouro entre os brasileiros. Muitas pessoas ainda esperam conseguir uma boa parte desse dinheiro esquecido, então a expectativa agora é para a próxima rodada de consultas.
Publicidade
Veja também: Calendários do saque Auxílio Brasil e FGTS de junho; veja todas as datas
Segundo o Banco Central, o retorno das consultas ainda não está previsto. Originalmente era para ser 2 de maio, mas a greve dos servidores do banco atrasou severamente o calendário de lançamento do serviço, que ainda precisa passar por alguns ajustes.
Publicidade
Dinheiro Esquecido no Banco: próxima rodada de consultas
Levantamento do BC mostra que, pelo menos até março deste ano, mais de 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas haviam sacado valores esquecidos.
Em termos de dinheiro ainda pendente de devolução, o Banco Central estima algo em torno de 4 bilhões. E isso porque uma quantia igual foi disponibilizada aos brasileiros na primeira fase.
Publicidade
O atraso na próxima rodada de consultas se deve à necessidade de melhorias no Sistema de Valores a Receber. A ferramenta está sendo atualizada, mas a realidade é que a greve atrasou o cronograma para que uma nova data seja divulgada pelo BC.
No caso de contas correntes ou poupança encerradas com crédito existente, os valores a serem fornecidos podem ser esquecidos. Outra situação também diz respeito, por exemplo, aos índices de capital e ao compartilhamento de superávits líquidos entre beneficiários e participantes de cooperativas de crédito.
Publicidade
No final das contas, muitas pessoas podem ter dinheiro esquecido, mas elas nem sabem sobre elas. É por isso que a próxima rodada de consultas é tão ansiosamente aguardada.
Entre as mudanças, o sistema incluirá novas informações compartilhadas por instituições financeiras. Com isso, mais pessoas podem solicitar, mesmo que o valor não tenha aparecido na primeira consulta.
Publicidade
Além disso, não há necessidade de agendamento, pois o dinheiro pode ser resgatado na primeira consulta do dinheiro esquecido.