Dívida caducada? SPC e Serasa limpa o nome sujo mesmo? Saiba
Publicidade
Falamos muito sobre SPC e Serasa, mas atualmente existem outras duas agências de crédito no Brasil: Quod e Boa Vista. Eles têm bancos de dados diferentes, pois também usam critérios diferentes para compilar pontuações de crédito.
Veja também: Com a Selic 13,25%, quanto rende R$1500 na conta do Nubank?
Publicidade
No entanto, um critério entre eles é o mesmo: o prazo para prescrever as dívidas contraídas em instituições financeiras, popularmente conhecidas como dívidas vencidas. Mas o SPC e o Serasa são obrigados a retirar o nome sujo após 5 anos? Saiba agora em nosso artigo que preparamos para tirar suas duvidas.
A divida realmente caduca?
Órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, Quod e Boa Vista são verdadeiros pesadelos na vida de alguns brasileiros de nome sujo.
Publicidade
Isso porque a dívida caducada não paga faz de você um mau pagador no mercado. Isso dificulta o acesso ao crédito e ao financiamento. Vale ressaltar, no entanto, que tais dívidas, conhecidas como dívidas canceladas, têm prazo de validade.
Todas as dívidas têm prazo fixo. Ou seja, após 5 anos de CPF negativo, a dívida deve ser quitada dos serviços de proteção ao crédito. O que muitos não sabem, no entanto, é que eles continuam a existir para sempre.
Publicidade
Uma dívida, portanto, só vence quando é liquidada, e isso pode acontecer, por exemplo, por meio de renegociação. Embora o nome ou CPF seja apagado, a dívida persiste e a vida financeira continua sendo prejudicada; à medida que são feitas tentativas de obtenção de crédito no mercado.
Veja também: Cartão de crédito da CAIXA foi liberado via aplicativo – saiba agora
Publicidade
Desta forma, os juros invisíveis da dívida continuam a acumular. Portanto, o banco pode continuar cobrando do consumidor o restante de sua dívida pendente de pagamento.
Além disso, vale ressaltar que mesmo que o nome esteja limpo, a pessoa pode enfrentar obstáculos e dificuldades quando quiser fazer compras futuras ou solicitar serviços de crédito, como empréstimos e cartões de crédito.
Quais dívidas caducam após 5 anos?
Qualquer tipo de dívida vence após 5 anos, inclusive as de cartões de crédito e instituições financeiras.
Então, após esse período, seu nome será removido da lista de agências de proteção ao crédito.
Mas estas dívidas são algo a ser observado, pois mesmo com o nome limpo será difícil obter serviços dessas instituições enquanto você não pagar elas.
Pode cobrar uma dívida caducada depois de 5 anos?
Como mencionado anteriormente, mesmo que uma dívida expire, o devedor não pode mais ser negativo.
No entanto, isso não significa que a dívida caducada deixe de existir. A empresa também pode realizar a cobrança por carta ou telefone. O prazo de 5 anos também se aplica a uma reclamação a cobrar judicialmente.
Este tempo começa a contar a partir da data de vencimento da dívida. Após esse período, a ação prescreve e não pode mais ser cobrada em juízo. É importante observar que a prescrição é um conceito do universo jurídico e possui diversas regras e exceções .
Leia também: Melhor cartão de crédito para negativados que precisam de dinheiro?
Um detalhe importante é que nem todos os tipos de dívida têm o mesmo prazo de prescrição. Isso significa que as dívidas expiram em 5 anos, mas podem ter um prazo de prescrição diferente.
Mas mesmo que a divida tenha sido caducada ou também prescrita, no lugar que você deve, eles podem cobrar de você informalmente.
Como regularizar uma dívida caducada vencida?
Para regular a situação, as dívidas vencidas devem ser negociadas e pagas diretamente com os credores, ou seja, onde há dívida pendente.
Avalie seu orçamento sobre quanto você pode gastar por mês sem comprometer sua renda mensal. Isso permite que você pague a dívida sem ter que fazer uma nova.
Entretanto, se não consiga pagar o valor total, a melhor solução é renegociar a dívida com desconto e melhores condições de pagamento.