A Carteira Nacional de Identidade (CIN), também conhecida como novo RG digital, será emitida oficialmente em pelo menos oito estados a partir de 4 de agosto. A novidade é que o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) substitui o número da versão atual do documento, facilitando a identificação das pessoas.
Publicidade
As primeiras unidades federativas a serem consideradas na emissão são: Goiás, Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além do Distrito Federal. Os demais estados devem divulgar a nova versão do documento até março de 2023.
Nesse sentido, a ideia é emitir um documento em formato único, independentemente do país de origem do cidadão. Um dos diferenciais é a inclusão de um padrão internacional que permite a utilização do documento nos países do Mercosul devido à inclusão do código MRZ (Machine Readable Zone), que também é utilizado em passaportes.
Publicidade
Além disso, o novo RG trará novos elementos para verificar a autenticidade do cidadão, como: Informações sobre grupo sanguíneo e fator de RH, bem como a vontade de doar um órgão em caso de óbito. Também será implementada a utilização de códigos QR para identificar e autenticar os dados pessoais em formato digital.
Já Devo trocar pelo novo RG?
Para evitar que as pessoas se apressem aos órgãos emissores, o governo esclarece que a substituição do documento atual pelo novo será gradual e gratuita. Vale lembrar que a identidade atual permanecerá válida até 2032.
Publicidade
Assim, quem optar por ficar com o modelo atual não terá problemas, dada a validade de 10 anos da versão atual. Esta data de expiração é ilimitada para pessoas com mais de 60 anos de idade.
Como solicitar o novo RG digital?
O governo ainda não oficializou como funcionará o processo de solicitação de documentos. Sabe-se que as autoridades emissoras de todos os estados federados do Brasil. Como as secretarias de segurança pública, serão obrigadas a implementar as normas da nova carteira de identidade conforme decreto federal de 6 de março de 2023.
Publicidade
A troca pelo novo documento entanto, o novo RG digital deve ter prioridade na emissão da primeira via. Na solicitação de um novo documento em caso de perda ou roubo, ou na atualização da carteira de identidade vencida.