Primeiramente, o último apontamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) detalhou que os preços da gasolina continuaram caindo. É a leitura mais baixa desde setembro do ano passado. A redução foi de 6,5%.
Publicidade
O diesel também apresentou queda nos litros, mas foi menor: apenas 0,5%. Os dados foram divulgados pela ANP na sexta-feira, 15. A redução confirmada no número de postos de combustíveis reflete a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, com resultados comprovados.
Gasolina mais barata
A princípio ICMS é um imposto estadual, então os cortes em 21 estados e até no distrito federal já estão refletindo nos valores que os usuários finais pagam por litro de combustível.
Publicidade
Segundo algumas informações divulgadas pela própria ANP, o preço médio da gasolina desde a redução passou de R$ 6,49 para R$ 6,07. Por fim, foi a maior redução nos últimos dez meses.
Outro questão é que a pesquisa revelou que a redução foi notada por três semanas consecutivas. Assim, a queda no litro de gasolina chega a 18%, segundo a média apontada pela ANP.
Publicidade
Esse levantamento foi realizada em mais de 5 mil postos de gasolina em vários estados brasileiros. Mesmo com a redução de preços, a ANP também encontrou diferenças entre os valores cobrados de estado para estado.
Dessa forma, o corte do ICMS foi viabilizado por uma lei federal que limitou o imposto que os estados deveriam recolher. Essa medida visa reduzir a inflação e o impacto nos preços da gasolina e ajudando mais os brasileiros.
Publicidade
Por fim, o texto da lei considerou os combustíveis como bens essenciais para o trabalhador. Isso impede que os estados cobrem uma taxa superior a 18%. Que por sinal vai reduzir mais ainda os preços!!
Estados que reduziu o ICMS sobre os combustíveis
Em seguida, confira a lista abaixo os estados que aderiram a redução do ICMS sobre os combustiveis.
Publicidade
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe;
- Tocantins.
Por fim, se gostou desse conteúdo, compartilhe agora mesmo com mais pessoas para que elas entendam sobre essa redução dos combustíveis.