No início deste ano, o governo federal aprovou o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Dessa forma, o adiamento das transferências foi necessário devido à pandemia, que ameaçou o orçamento federal e agravou o estado das finanças do país.
Publicidade
Milhões de trabalhadores do setor público e privado já tiveram acesso a esse benefício, que equivale a até um salário mínimo. Além disso, muitos deles também cumprem as regras para receber o abono com o ano-base 2021, no qual os pagamentos estavam previsto para este ano.
O governo dispensou o depósito em dobro e adiou a transferência do benefício. Nesse sentido, as pessoas que trabalharam com carteira assinada no último ano, só vai receber o abono em 2023, ou seja, no ano que vem.
Publicidade
Calendário de pagamento foi divulgado?
Mesmo que o lançamento tenha sido adiado, o governo ainda não divulgou um calendário oficial. No entanto, o cronograma de pagamento do abono salarial tem prazo até 29 de dezembro, o que significa que todos os trabalhadores terão o dinheiro até o final do próximo ano.
Quem tem direito ao abono salarial?
O desempenho anual de até um salário mínimo é direito de quem cumprir as seguintes regras:
Publicidade
- Ter inscrição no PIS/Pasep há no mínimo 5 anos;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base;
- Estar com os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) /eSocial.
Os interessados podem acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o 158 para mais informações sobre o programa. Outra opção é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (PIS) ou o Banco do Brasil (Pasep).
Por fim, se gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com seus amigos e em suas redes sociais para que mais pessoas saibam dessa oportunidade.