Todos nós estamos cientes de que a covid-19 foi um dos maiores desafios que o mundo enfrentou nos últimos anos. Com um número grandioso de infectados mas felizmente com altos índices de recuperados também.
Publicidade
As pessoas que sobreviveram ao contrair esse vírus mesmo depois de serem curadas e de terem sido vacinadas ficaram com sequelas da covid-19. E algumas delas bem graves como por exemplo os problemas respiratórios.
No entanto o que muita gente ainda não tem conhecimento, é que devido a gravidade dessas sequelas, algumas pessoas passam a ter o direito de receber algum beneficio previdenciário ligados ao INSS. Mas a regra é clara. Esse benéfico se aplica para quem esta contribuindo normalmente para a Previdência Social mesmo que não tenham contribuído por um longo período.
Publicidade
INSS – Os benefícios que atendem as pessoas que tiveram as sequelas do covid-19 são:
- Auxílio doença;
- Pensão por morte;
- Aposentadoria por incapacidade permanente;
- Auxílio por incapacidade temporária.
O auxílio por incapacidade temporária antes conhecido como auxílio doença. Tinha como objetivo atender as pessoas que não conseguiram trabalhar por motivos de doença ou algum acidente (conforme provado pela perícia).
Dessa forma as pessoas que passaram pelo covid-19 e ficaram com sequelas, entram para essa lista. Uma vez provado que mesmo depois de sumir do sistema ele pode deixar os pulmões e outros órgãos debilitados.
Publicidade
Ficando comprovado que esses problemas podem impedir a pessoa de exercer sua atividade de trabalho ele terá direito de ficar afastado do trabalho e recebendo por isso.
Do mesmo modo, se aplica também para os outros benefícios citados. Caso haja a confirmação da perícia que os danos causados pelo vírus não possam ser revertidos, impedindo que ele possa voltar as suas atividades o indivíduo pode ter o afastamento permanente.
Publicidade
No entanto o INSS pode de tempos em tempos solicitar uma nova avaliação, para que possa verificar se se houve alguma melhora ao ponto de que seja possível o indivíduo voltar ao trabalho. Caso aconteça, o beneficio será suspenso.
Para o auxílio-doença e a pensão por morte o caminho é bem simples e parecido. Não tem nenhuma alteração em relação ao vírus, se encaixando nas regras como qualquer outro mal.
Publicidade
Por fim , caso a pessoa acredite que se enquadra para o recebimento de alguns desses benefícios, basta entrar em contato com o INSS e agendar uma perícia.