Na semana passada, o governo federal aprovou o projeto de lei que estipula o aumento da margem de empréstimo consignado para diferentes grupos de brasileiros. O objetivo é reduzir a progressão da crise econômica, que aumentou durante a pandemia.
Publicidade
A ampliação da faixa de empréstimo salarial, de acordo com o projeto, se aplica aos seguintes grupos: empregados que atuam no âmbito da legislação trabalhista (CLT), segurados de alguns regimes previdenciários e servidores públicos federais, incluindo o próprio regime previdenciário .
Segundo o governo, o limite de contratação de empréstimos deve ser aumentado porque oferece uma solução financeira mais eficiente para a população, o que pode contribuir para a recuperação econômica e a preservação de empregos e renda.
Publicidade
Empréstimo consignado? O que é isso?
Ao contrário do contrato de empréstimo tradicional, na modalidade de consignado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento dos empregados ou segurados do INSS.
Por esse motivo, as taxas de juros costumam ser reduzidas porque o risco de inadimplência é reduzido. Isso significa que, com a garantia de parcelamento por meio de abater no salario ou de benefícios, os bancos podem oferecer melhores serviços e condições de pagamento.
Publicidade
Novo crédito consignado liberado 2022
A princípio, com a aprovação dessa medida, houve mudanças no limite oferecido pela margem consignada dos empréstimos em 2022.
Nesse sentido, no caso dos empregados em regime CLT, o limite estabelecido é de 40%, dos quais 35% devem ser utilizados para a obtenção de crédito, contratos de financiamento e arrendamento mercantil. Os outros 5% devem ser dedicados exclusivamente à amortização de despesas incorridas pelo uso ou saque por meio de cartão de crédito consignado.
Publicidade
Relativamente aos beneficiários de aposentadoria e pensões do Regime Geral da Previdência, a margem de empréstimo consignado é de 45% do valor pago em folha de pagamento. Contudo, 35% podem ser utilizados para empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis.
Além disso, os 10% restantes podem ser utilizados da seguinte forma: 5% para amortizar despesas recebidas por meio de cartão de crédito consignado e os outros 5% podem ser utilizados além de amortizar despesas recebidas por meio de cartão de benefício dedutível da folha de pagamento e também saques de limite.
Publicidade
Quais são os melhores bancos para fazer empréstimo consignado?
Qual banco é o melhor para fazer um empréstimo consignado?
Um empréstimo é um compromisso de longo prazo e por isso é muito importante procurar as melhores opções. Bancos com as menores taxas de juros, melhores condições de pagamento e excelente atendimento podem fazer a diferença.
Dessa forma, separamos uma lista dessas instituições financeiras que são reconhecidas pelo mercado e preferidas por seus clientes. Em seguida, veja a lista logo abaixo:
- Banco Agibank
- Banco do Brasil
- Banco Bradesco
- Banco Banrisul
- Banco BMG
- Banco Cetelem
- Banco Daycoval
- Banco Itaú
- Banco Olé Consignado
- Banco Pan
- Banco Safra
- Financeira AL5
- Financeira BRB
Por fim, seja qual for o banco que você escolher, lembre-se sempre de comparar. Os preços variam e a qualidade do serviço varia muito, por isso ter as informações certas é importante para tomar uma boa decisão.