Antes de mais nada, o prazo para atualização das informações no calendário do CadÚnico (Cadastro Único) mudou. A base de dados que determina quem se habilita a participar dos programas assistenciais do governo federal teve seu prazo de verificação cadastral prorrogado até 14 de outubro. Por causa disso, mais grupos podem atualizar suas informações para evitar serem cancelados no programa social.
Publicidade
Por isso, caso o beneficiário não atualize, o benefício será bloqueado ou até mesmo cancelado caso sejam detectados problemas durante o cadastro. A revisão cadastral é um recurso para atualização de seus cadastros no CadÚnico.
Como é feita a revisão cadastral?
A revisão está verificando informações do CadÚnicos com base em dados informados em outros registros administrativos federais. Caso sejam encontradas discrepâncias, o grupo deve utilizar as reconciliações de dados para comprovar que ainda tem direito ao Auxílio Brasil.
Publicidade
Nesse sentido, o Ministério ordenou que o processo de revisão deste ano fosse tratado de forma diferente. Apenas as famílias cujo cadastro foi atualizado pela última vez em 2016 ou 2017 precisam atualizar.
O processo está em andamento desde fevereiro e incluiu 8 milhões de famílias. É importante verificar se a família não mudou por mais de dois anos, ou se informações antigas precisam ser atualizadas quando há:
Publicidade
- Alteração na renda;
- Mudança de endereço;
- Mudança na composição familiar;
- Mudança na situação de trabalho.
Calendário do CadÚnico
Quem for solicitado, verificar e atualizar os dados após decorridos dois anos ou devido a alterações, deve entrar em contato com um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou um serviço do CadÚnico.
A verificação é necessária para garantir que os dados registrados no Cadastro Único correspondam à realidade das famílias. Dessa forma, pode-se obter parcelamento de benefícios como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e BPC (Benefício de Provisão Continuada).
Publicidade
Por fim, as famílias cadastradas no CadÚnico podem verificar se seus dados estão atualizados. O Status é um aplicativo que também informa se há necessidade de exame cadastral ou está sob revisão. Vale lembrar que, caso os registros não sejam regulamentados, o registro será excluído do banco de dados a partir de julho de 2023, então corra.