Ótima noticia para mães solteiras, existe um novo projeto de lei (PL) que visa dar às mães solteiras um auxílio em dobro. No entanto, o texto não avançou muito na Câmara dos Deputados, que tem muitos questionamentos se será ou não aprovado de fato este ano.
Publicidade
Quer saber tudo o que separamos para você sobre a lei destinada a beneficiar as mães solteiras? Leia esse artigo até o final.
Mães solteiras vai ganhar auxílio em dobro?
O Projeto de Lei 2099/20 foi elaborado pelo ex-deputado Assis Carvalho (PI), mas está parado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados desde novembro do ano passado. Para entrar em vigor, a medida ainda precisa passar por duas comissões antes de chegar a um parecer positivo tanto na Câmara quanto no Senado.
Publicidade
Além de ler todos esses pareceres, também é necessária a aprovação do Presidente da República, que pode aprovar todo o texto ou apenas partes dele. No entanto, no momento o cenário não é tão favorável, pois não há previsão de que a proposta seja lançada ou mesmo aprovada ainda este ano.
Conclusão
Dessa forma, a medida trata de um apoio permanente no valor de R$ 1.200 por mês para mulheres que sustentam duas famílias com pelo menos um filho menor de 18 anos.
Publicidade
De acordo com os requisitos do projeto, as mulheres devem cumprir alguns requisitos para serem incluídas no projeto. Ou seja, maiores de idade, não estão recebendo benefícios previdenciários ou previdenciários, e também não estão no emprego formal ativo.
De fato, a renda familiar mensal per capita da família também deve ser igual a meio salário ou até 3 salários.
Publicidade
Por fim, a PEC das Bondades, aprovada pelo Congresso Nacional em julho, foi ampliada e foram criados diversos benefícios previdenciários. No entanto, não foi incluído o projeto que beneficia mães solteiras, que recebem apenas os R$ 600 referentes ao Auxílio Brasil.
Assim, o Projeto de lei ignorou o projeto destinado a apoiar esse grupo, embora outras famílias tenham sido incluídas com o aumento do valor do Auxílio Brasil. Agora resta saber se o projeto sairá do papel e se acontecerá ou não ainda este ano.