Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal efetuou o pagamento da quarta parcela da restituição do Imposto de Renda 2022 para quem apresentou a declaração até o dia 30 de maio. Além disso, a agência liberou o dinheiro de lotes de restituições de anos anteriores.
Publicidade
Conforme noticiado na semana anterior, o dinheiro no valor total de R$ 6 bilhões foi transferido para 4,46 milhões de contribuintes.
Já aqueles com precedência legal, os recursos foram distribuídos da seguinte forma: 7.800 idosos com mais de 80 anos; 60,5 mil entre 60 e 79 anos; 5.500 contribuintes com deficiência física ou mental ou doenças graves e 25.800 contribuintes cuja principal fonte de renda é a docência.
Publicidade
Nesse ano, o pagamento da restituição será feito de duas formas: para as contas bancárias indicadas na declaração de imposto de renda ou fornecendo uma chave Pix.
Caso o contribuinte tenha apresentado a declaração até o dia 31 de maio e não tenha recebido a restituição do imposto de renda de 2022, a Receita Federal orientará a pessoa a verificar se foi pego na malha fina.
Publicidade
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022
Para visualizar a restituição do impostos de renda de 2022, basta acessar o site da Receita Federal. Nela, clique no campo “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar Restituição“. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).
Além disso, você também pode analisar as pendências que estão impedindo o pagamento da restituição, como: se caiu na malha fina, se houver pelo menos uma ou mais inconsistências de declaração. Por fim, você pode enviar uma declaração de correção e aguardar os próximos lotes.