Os beneficiários do Auxílio Brasil têm interesse na liberação do empréstimo consignado para setembro. O empréstimo do Auxílio Brasil faz parte de uma medida preliminar e foi aprovado oficialmente por Jair Bolsonaro (PL) no início de agosto. Confira abaixo quando o empréstimo do Auxílio Brasil vai ser pago e o calendário atualizado do Auxílio.
Publicidade
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL
O empréstimo consignado Auxílio Brasil foi descrito na medida provisória 1.106/22. A medida é voltada para quem já recebe o benefício e funciona da seguinte forma.
- até 40% do valor do Auxílio Brasil pode ser comprometido, caso o crédito seja solicitado;
- desse valor recebido, 5% pode ser utilizado para saque ou amortização de dívidas no cartão.
Entretanto, é importante lembrar que quem solicitar o empréstimo receberá um percentual menor do Auxílio Brasil, já que o consignado é descontada diretamente da folha de pagamento.
Publicidade
EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL LIBERADO?
Embora já tenha sido aprovado pelo Presidente, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil não está disponível ainda. A modalidade está em fase de regulamentação pelo Ministério da Cidadania, e esta próximo de ser liberado. O governo, por sua vez, deve revelar em breve as regras de como ira funcionar para fazer o empréstimo.
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CAI NA CONTA QUANDO?
O Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia apresentado uma previsão para a liberação do crédito. Segundo ele, o empréstimo do Auxílio Brasil será liberado no começo desse mes de setembro, mas ainda não há uma data exata.
Publicidade
Dessa forma, o Auxílio Brasil ganhou data de lançamento em setembro. Ao contrário de agosto, o benefício não vai ser antecipado. Portanto, o pagamento é feito a partir dos últimos dez dias úteis do mês. Em seguida, confira o Calendário de pagamento do mes de setembro atualizado logo abaixo:
- NIS terminado em 1 – 19 de setembro;
- NIS terminado em 2 – 20 de setembro;
- NIS terminado em 3 – 21 de setembro;
- NIS terminado em 4 – 22 de setembro;
- NIS terminado em 5 – 23 de setembro;
- NIS terminado em 6 – 26 de setembro;
- NIS terminado em 7 – 27 de setembro;
- NIS terminado em 8 – 28 de setembro;
- NIS terminado em 9 – 29 de setembro;
- NIS terminado em 0 – 30 de setembro.
BANCOS QUE VÃO OFERECER O CRÉDITO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL
No entanto o jornal o Valor Econômico divulgou uma lista com prováveis intuições que vão aderir ou ainda estão analisando. Veja a seguir
Publicidade
A Caixa Econômica Federal confirmou que vai oferecer o consignado do Auxílio Brasil. De acordo com a presidente da instituição, Daniella Marques, a ideia é oferecer taxas de juros reduzidas. Ainda de acordo com Daniella, a intenção da Caixa é oferecer a menor taxa possível do mercado.
Já o Bradesco anunciou que não oferecerá o crédito. Segundo o presidente do banco, Lazari Júnior, por se tratar de pessoas vulneráveis e não de aposentados ou pensionistas, o banco não vai operar nessa carteira.
Publicidade
Seguindo a mesma linha do Bradesco, o Itaú/Unibanco, também não oferecerá o consignado do Auxílio Brasil. Conforme o presidente do banco, Milton Maluhy Filho, o banco preferiu não operar seja pelo perfil do público, que é vulnerável, seja pela temporariedade do benefício e a mudança que ocorre mês a mês.