O Abono salarial é um dinheiro bem-vindo na vida profissional, pois nada melhor do que receber um valor extra para ajudar nas contas mensais ou para contribuir com aquele investimento em um projeto pessoal, certo? Melhor ainda se esse valor for resultado do próprio esforço dos trabalhadores.
Publicidade
O PIS/Pasep tradicional é mais do que um benefício geral, ele é pago apenas para quem trabalhou no ano-base especificado, ou seja, não deixa de ser um pagamento pela contribuição do profissional. Não é à toa que o valor recebido depende exclusivamente do tempo de trabalho do indivíduo. Para quem não lembra, é possível conseguir no máximo um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.212.
Por fim, isso só se aplica se você trabalhou por 12 meses no ano-base com carteira assinada. Este ano, as pessoas conseguiram obter os valores de 2020, o que surpreendeu alguns enquanto aguardavam o valor de 2021.
Publicidade
Abono Salarial 2021
De acordo com o governo, a causa da mudança foi que os abonos de dois anos atrás estavam atrasados devido à pandemia, então ainda não se sabe quando os números do PIS/Pasep serão pagos em 2021. Houve até rumores de que a transferência poderia acontecer ainda este ano, totalizando duas cotas do benefício em um único ano. No entanto, as pessoas rapidamente se tornaram reais quando viram que a possibilidade era realmente muito irreal.
De qualquer forma, as pessoas ainda ficam com a mesma dúvida: quando será pago o abono salarial do ano-base 2021? Este é um mistério que continua sem nenhuma pista oficial. Tudo o que temos são teorias. Como já aconteceu, no próximo ano a cota será paga com atraso, ou seja, a de 2021. Assim, ninguém sabe o que acontecerá com a cota de 2022.
Publicidade
Pode ser adiado para 2024 ou o estado pode realmente pagar as cotas de uma só vez com orçamentos menos apertados. Isso não foi possível nos últimos meses, principalmente porque o governo gastou mais de R$ 40 bilhões em algumas novas medidas. Então, um novo abono salarial no final do ano era impensável.
Gostaria de saber se você pode ter acesso quando chegar a hora? Verifique se está de acordo com estas regras:
Publicidade
- Estou inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Recebi uma média mensal de até dois salários mínimos no ano-base;
- Trabalhei formalmente por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano em questão;
- Estou com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Quando vou receber o abono em 2023?
De acordo com a Resolução 896, o pagamento será efetuado entre os meses de janeiro e dezembro. Todavia, o Codefat deve confirmar o calendário a partir de janeiro de 2023.
A Secretaria de Trabalho ira submeter o novo calendário de pagamentos do benefício ao Codefat, onde sua vigência deve ocorrer a partir do primeiro semestre de cada exercício.