Recentemente, grande parte da população tem se falado sobre todas as questões que vão além do Auxílio Brasil. Porque com a aprovação de uma PEC voltada para ajudar financeiramente a população, esse benefício teve algumas mudanças consideráveis.
Publicidade
Havia apenas dois. A primeira estabelecia um aumento na quantia paga para as famílias do programa. A outra comentava sobre o grande número de pessoas que se encontravam na fila de espera.
Oque mudou no Auxílio Brasil
Como já mencionado, o Auxílio Brasil passou por algumas mudanças. O primeiro foi o aumento salarial. Anteriormente os valores eram de R$ 400 e passaram para R$ 600.
Publicidade
Outro objetivo do projeto era reduzir a zero o número de pessoas na lista de espera do programa. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 5 milhões de famílias fizeram fila em maio deste ano.
No entanto, o Ministério da Cidadania afirma que esse número é menor em cerca de 765 mil pessoas no mesmo período.
Publicidade
Em suma, a fila foi criada somando famílias que são elegíveis ao programa social, mas ainda não receberam o pagamento por falta de recursos nas contas da União. Vale lembrar que além da inclusão na proporção de extrema pobreza ou pobreza, é necessário mais um ponto.
As famílias também devem ser incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Para isso, basta ir pessoalmente a uma das unidades do Centro de Referência do Serviço Social (CRAS) e se cadastrar.
Publicidade
Depois disso, a resposta do governo virá em 45 dias. Porque o governo está fazendo uma revisão dos cadastros nesse período para incluir mais famílias.
Como fazer a consulta do meu cadastro?
Em tese, as famílias deveriam esperar que a Caixa Econômica Federal providenciasse o pagamento diretamente em uma caderneta de poupança social aberta em nome do chefe da família. No entanto, as pessoas que desejam saber o status de seu cadastro podem fazer essa solicitação por meio de alguns canais oficiais. Para isso é possível
Publicidade
utilizar o aplicativo Auxílio Brasil (Android ou iOS) ou o próprio Caixa Tem (Android ou iOS) onde o dinheiro será depositado.
obtido diretamente em Para isso pode ligar para o serviço da Caixa através do 111 ou para o serviço do Ministério do Cidadão através do 121.