Os pagamentos da parcela de setembro do Auxílio Brasil começam na próxima semana, e muitos estão com duvidas se o vale gás será pago junto com o benefício de R$600.
Publicidade
Isso porque os pagamentos do vale gás são feitos uma vez a cada dois meses e como o benefício foi pago no mês passado, não haverá nova parcela em setembro.
Quando vou receber o Vale-Gás novamente?
Os pagamentos do Vale Gás retornam em outubro, já que este é um benefício pago sempre em meses pares. A princípio, o calendário de depósitos deve iniciar no dia 18 de outubro, mas isso pode mudar.
Publicidade
Afinal, o Vale Gás é pago nos mesmos dias que o Auxílio Brasil, em datas que variam conforme o último número do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.
Atualmente, o cronograma do Auxílio Brasil prevê pagamentos entre os dias 18 e 31 de outubro. No entanto, o governo estuda antecipar a parcela de outubro do benefício, assim como aconteceu em agosto.
Publicidade
Nesse caso, se o pagamento de outubro do Auxílio Brasil realmente começar mais cedo, o mesmo acontecerá com a próxima parcela do auxílio. Em agosto, a antecipação dos dois benefícios variou de 9 a 11 dias.
Quanto será o valor da próxima parcela?
Até junho, a parcela do benefício correspondia a 50% do preço médio do botijão de 13 kg no país. A partir de agosto, no entanto, o benefício dobrou e passou a equivaler a 100% deste valor, aumento que valerá até dezembro deste ano.
Publicidade
Em agosto, o Vale-Gás pago aos beneficiários foi de R$ 110, mas esse valor pode mudar em outubro. Afinal, o benefício é definido de acordo com o preço médio do gás indicado pela ANP, o que costuma variar entre um mês e outro.
Além disso, nesta semana a Petrobras reduziu em 4,7% o valor do gás de cozinha cobrado das distribuidoras. Com isso, se a redução chegar para o consumidor final e o gás ficar mais barato nos próximos meses, o Vale-Gás de outubro pode ser menor que o de agosto.