Nesta sexta-feira (16), o Banco Central reportou vazamento de milhares de chaves Pix vinculadas ao meio de pagamento “Abastece Aí”. Dados como senha, informações de movimentações, saldos financeiros, entre outras informações sob sigilo bancário não foram roubados.
Publicidade
Por outro lado, informações como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, além da data de criação da chave Pix, foram expostas.
Banco Central reporta vazamento de chaves Pix nesta sexta (16)
O Banco Central informou que houve um vazamento de chaves Pix dos usuários do aplicativo “Abastece Aí”, que pertence ao posto Ipiranga. Ao todo, 137.285 chaves vazaram.
Publicidade
De acordo com a autarquia, foram expostos nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, além da data de criação da chave Pix.
Os usuários que foram atingidos por esse vazamento devem ser notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
Publicidade
Nenhuma das instituições participantes da plataforma enviarão mensagens via WhatsApp, SMS ou similares, muito menos irão tentar entrar em contato com os clientes prejudicados por meio de ligações telefônicas ou por e-mail. O BC também não vai entrar em contato.
O Banco Central revela que esse vazamento se deve a uma falha de segurança, que aconteceu entre os dias 1º de julho e 14 de setembro. O motivo seriam “falhas pontuais” no sistema do Abastece Aí.
Publicidade
Com o objetivo de acalmar as vítimas do vazamento de dados, o Banco Central já afirmou oficialmente que foram tomadas “ações necessárias” para apurar o vazamento. A instituição também fez questão de observar que poderá aplicar sanções previstas contra os responsáveis pelo uso mau intencionado do sistema do Pix. Com isso, os responsáveis poderão receber multa, suspensão ou exclusão do sistema.