O Ministério da Cidadania iniciou na semana passada a entrega dos novos cartão do Auxílio Brasil. Segundo informações apuradas pelo jornal Folha de S. Paulo, o órgão emitiu cerca de 3,2 milhões de cartões do programa social que serão gradualmente distribuídos aos beneficiários.
Publicidade
A previsão inicial era de que o governo investisse em torno de R$ 130 milhões para a emissão de 7,14 milhões de cartões. Mas a pasta da Cidadania não confirmou se ainda haverá a confecção de mais cartões.
O governo deve dar prioridade na entrega dos novos cartões para os beneficiários que ingressaram no programa em dezembro de 2021. O órgão informou que nesse primeiro momento cerca de 6,6 milhões de famílias devem receber o novo cartão, mas o objetivo do governo é contemplar todos os beneficiários.
Publicidade
A substituição do antigo cartão do Bolsa Família pelo novo cartão do Auxílio Brasil é também uma estratégia de campanha do presidente Jair Bolsonaro para reforçar a imagem do programa como uma das marcas do seu governo.
Há menos de um mês das eleições presidenciais, Bolsonaro segue em primeiro lugar em quase todas as pesquisas, só perde no data Folha e Ipec que são pagas pela rede Globo que faz campanha diariamente contra o governo. E anunciou outras medidas com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos brasileiros. Como o reajuste do Auxílio Brasil para R$ 600 e o Vale-Gás de R$ 120 até o final do ano.
Publicidade
Como rastrear o cartão do Auxílio Brasil?
Existem algumas formas da família acompanhar o envio do novo cartão do programa. A primeira é ligando para a central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).
Outra forma de rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil é buscando informações em uma agência da Caixa ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na sua cidade.
Publicidade
Para receber o novo cartão do programa não é preciso fazer nenhuma solicitação. O cartão será enviado automaticamente às famílias para o endereço informado no cadastro do Cadúnico.
Como desbloquear o cartão Auxílio Brasil?
O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.
Publicidade
Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.
Como sacar o Auxílio Brasil?
Ao receber o novo cartão do Auxílio Brasil, o beneficiário poderá fazer o saque em espécie em terminais de autoatendimento da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e unidades lotéricas. Lembrando que o dinheiro ainda poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de contas, compras no débito, transferências via Pix, entre outros serviços do app.
Além disso, o beneficiário conta também com a opção de fazer o Saque sem cartão pelo aplicativo Caixa Tem. Para isso, basta estar com o celular onde o Caixa Tem está instalado no momento do saque e escolher a opção Saque sem Cartão.
Depois, clique em “gerar código de saque” e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período. Então, siga o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
- O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
- Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
- Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
- No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
- O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.