O Banco Pan é uma das instituições financeiras que já anunciaram que irão oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Dessa forma, por meio de nota enviada ao Canal Consulta Pública, a assessoria do banco informou que aguarda a publicação da regulamentação para decidir detalhes acerca da oferta do consignado.
Publicidade
Portanto, na nota, o Banco Pan afirmou que aguarda a definição das regras da nova modalidade de crédito. Assim, no momento, se limita somente a tratativas, como pré-cadastros, que podem ser suspensos a qualquer momento de acordo com as regras que ainda devem ser divulgadas pelo Ministério da Cidadania.
Pan aguarda regulamentação
“O PAN é uma empresa relevante no mercado de consignado, e aguarda a regulamentação do governo. No momento, essa atuação está limitada a tratativas, sujeitas a condição suspensiva, de modo que a eficácia de qualquer ato está condicionada à efetiva regulamentação da linha por parte das autoridades competentes e demais disposições legais, administrativas e operacionais aplicáveis”
Publicidade
Assim, embora esteja realizando os pré-cadastros, o Banco Pan, assim como outras instituições financeiras, aguarda a publicação da regulamentação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil pelo Ministério da Cidadania para averiguar se valerá a pena disponibilizar o crédito, pois muitos detalhes ainda não foram estabelecidos, como um teto para as taxas de juros.
Teto de juros
Dessa forma, reuniões diárias têm sido realizadas pelo Ministério da Cidadania para discutir o assunto. Técnicos afirmam que o consignado que contempla essa população vulnerável precisa de um limite nos juros cobrados pelos bancos.
Publicidade
Entretanto, a implementação do consignado com o uso do Auxílio Brasil como garantia tem causado divergências, pois a medida é considerada um estímulo ao endividamento da população vulnerável.
Consignado do Auxílio Brasil
Em suma, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil poderá ser contratado pelos beneficiários do programa social. Dessa forma, as parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente do benefício do contratante. Segundo as normas da modalidade, poderá ser comprometido até 40% do auxílio.
Publicidade