A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, confirmou em um evento na noite de ontem (26) que o banco deverá oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e falou sobre os juros.
Publicidade
No lançamento do “Caixa pra Elas”, um espaço exclusivo da Caixa de atendimento e oferecimento de produtos financeiros para mulheres, Daniella afirmou que o empréstimo permitiria que o beneficiário trocasse os juros maiores de outras dívidas, como o cartão de crédito, por juros menores.
“Talvez a pessoa tenha se endividado com o cartão (de crédito) a 10% de juros, então, melhor trocar o 10(%) pelo 2(%). Tem o apoio do governo, e não pra você incentivar o endividamento em massa”, afirmou a presidente da Caixa Daniella Marques.
Publicidade
Apesar da fala da presidente do banco, a Caixa ainda não informou oficialmente qual será a taxa de juros que deverá ser cobrada no empréstimo consignado do Auxílio Brasil, por isso, não é possível afirmar que essa taxa de juros será de 2% ao mês.
Juros do consignado do Auxílio Brasil
Entretanto, o exemplo que a presidente da Caixa deu traz a possibilidade de que o banco ofereça taxas menores, já que a Caixa é o banco do governo que viabiliza os pagamentos do Auxílio Brasil todos os meses, tendo, portanto, maior intimidade com setores do governo que já se apresentaram descontentes com as taxas oferecidas até então.
Publicidade
Na última segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um almoço com representantes da federação Brasileira de Bancos (Febraban), a quem pediu que oferecessem o consignado cobrando taxas de juros menores, mas a maioria dos grandes bancos tradicionais já desistiu de oferecer o crédito.
Atualmente, em simulações de pré-cadastro, muitas financeiras já têm oferecido o consignado do Auxílio Brasil com juros que chegam a 5,85% ao mês, três vezes mais do que o oferecido pelo mercado, já que a modalidade é considerada uma das mais baratas.
Publicidade
Posição da Caixa
A Caixa informou na semana passada ao SITE NO LUGAR IDEAL que deverá oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, mas as contratações deverão começar apenas após a divulgação da regulamentação pelo Ministério da Cidadania e as taxas de juros serão informadas assim que as contratações tiverem início.
Segundo um defensor público da união questionado pelo SITE NO LUGAR IDEAL, o pré-cadastro para o empréstimo consignado não tem validade jurídica, portanto, se a Caixa oferecer melhores taxas os beneficiários poderão cancelar o pré-cadastro e contratar o consignado com o banco publico.
Publicidade
Aqueles beneficiários do Auxílio Brasil que desejarem cancelar o pré-cadastro devem entrar em contato com a instituição financeira ou o correspondente bancário que o realizou e manifestar claramente a intenção de não contratar nenhum tipo de empréstimo.