Aguardado por bancos e clientes, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que estava previsto para ser lançado em setembro, deve chegar em outubro. Definição de um limite de juros para a modalidade fez com que Ministério da Cidadania atrasasse o início do serviço.
Publicidade
No empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, os mesmos poderão comprometer até 40% do valor base do benefício, de R$ 400, para a contratação de um crédito, com o pagamento do empréstimo sendo feito diretamente do auxílio.
Durante o mês de agosto, o Ministério da Cidadania elaborou as normas para os bancos ofertarem o serviço e essas instituições foram credenciadas pelo governo para trabalhar com a modalidade. No entanto, a previsão de altas taxas de juros fez com que outros bancos solicitassem ao ministério responsável um teto de juros, o que atrasou o lançamento do empréstimo consignado.
Publicidade
Taxas altas no pré-cadastro do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Visando criar uma base de clientes interessados no empréstimo consignado do Auxílio Brasil, alguns bancos permitiram que fosse realizado um pré-cadastro. Na operação, que não tem validade jurídica, essas instituições financeiras apresentaram previsões de taxas de juros que chegam a 86% ao ano, número muito maior que o cobrado no consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é de até 26%.
Com os juros altos, outros bancos solicitaram ao Ministério da Cidadania um teto de juros, o que foi apoiado pelos técnicos da pasta. Desde então, reuniões diárias com a pauta estão sendo realizadas para definir ou não o limite de juros para o serviço, o que fez com que o lançamento do crédito consignado do Auxílio Brasil fosse adiado, sendo previsto para o mês de outubro.
Publicidade
Bancos que vão trabalhar com empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou que pelo menos 17 instituições financeiras foram credenciadas para a oferta do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, sem revelar quais são. Alguns dos maiores bancos do país se pronunciaram confirmando se vão ou não trabalhar com a modalidade. Instituições decidiram não oferecer o serviço aos clientes, julgando não ser o produto adequado ao público-alvo pelas grandes chances de endividamento:
Bancos que já confirmaram que VÃO OPERAR:
Publicidade
- PicPay
- Agibank
- Caixa
- Banco Pan
Bancos que ESTÃO AVALIANDO a regulamentação para decidir:
- Banco do Brasil
Bancos que NÃO VÃO ofertar o empréstimo consignado:
Publicidade
- Itaú
- Nubank
- Santander
- Bradesco
- Banco Inter
- C6Bank
- BMG
- Sicoob
- Banco Safra