O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Dessa forma, ele surgiu no ano de 1966, durante a Ditadura Militar. Ele surge devido ao fato de que os trabalhadores até então só tinham algum direito trabalhista após dez anos exercendo sua função em uma mesma empresa.
Publicidade
Com a criação do fundo de garantia, o empregador deve pagar 8% ao salário bruto dos funcionários em uma conta vinculada à Caixa Econômica Federal. Assim, o valor fica retido até o momento em que o cidadão saia da empresa em questão, no entanto, o FGTS está contando com alguns outros benefícios.
Portanto, confira a seguir quais são os brasileiros que poderão ter acesso ao saque-aniversário na próxima semana.
Publicidade
O que é o saque-aniversário?
O saque-aniversário do FGTS foi aprovado no ano de 2019 e tem sido uma boa opção para milhões de brasileiros. Isso porque ele permite que os segurados do FGTS possam retirar uma parte do valor da sua conta do fundo, além do momento em que o contrato de rescisão acaba.
Dessa forma, só em 2021 o Ministério da Economia revelou que entre os meses de janeiro e agosto foram feitos mais de 10 milhões de saques. Ainda, em 2020 o movimento foi de R$ 8,4 milhões.
Publicidade
O saque-aniversário é uma nova modalidade de uso do FGTS criada em 2019 por meio da Lei nº 13.932/2019. Através dela, trabalhadores podem sacar uma quantia do saldo do FGTS uma vez ao ano. O valor pode ser retirado, então, no mês de aniversário do beneficiário ou no mês subsequente.
Este benefício permite que você tenha um dinheiro extra, que já ele é seu, no entanto, não estava disponível para saque. Além disso, ao sacar você também recebe uma parcela adicional. Porém, vale ressaltar também que o valor não é restituído para a sua conta. Ainda, para conseguir sacar o saque-rescisão será preciso esperar dois anos.
Publicidade
Os trabalhadores que não desejarem sacar o benefício não são obrigados. O valor referente ao saque-aniversário é depositado na conta da poupança digital da Caixa Tem. Assim, caso o trabalhador não deseje realizar o saque, basta não aderir à modalidade.
Quem recebe o saque-aniversário na próxima semana?
Na próxima semana, será liberado mais um saque-aniversário do FGTS pela Caixa Econômica Federal. Assim, os trabalhadores nascidos no mês de agosto, setembro ou outubro que aderiram à modalidade estão com o valor disponível para saque. Já na próxima semana, a partir de terça-feira (1), quem terá direito ao saque serão os trabalhadores nascidos em novembro.
Publicidade
No dia que o saque for liberado para esses aniversariantes, aqueles nascidos em agosto perderão o direito ao benefício.
Portanto, veja o calendário de todo o ano de 2022 e não perca as datas:
- Janeiro – saques de 3 de janeiro a 31 de março
- Fevereiro – saques de 1º de fevereiro e 29 de abril
- Março – saques de 2 de março a 31 de maio
- Abril – saques de 1º de abril a 30 de junho
- Maio – saques de 2 de maio a 29 de julho
- Junho – saques de 1º de junho a 31 de agosto
- Julho – saques de 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto – saques de 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro – saques de 1º de setembro a 30 de novembro
- Outubro – saques de 3 de outubro a 30 de dezembro
- Novembro – saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
- Dezembro – saques de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023