O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu renomear o programa Auxílio Brasil para Bolsa Família, devolvendo o nome dado durante os governos do petistas ao programa de transferência de renda. Saiba mais informações a seguir.
Publicidade
O Auxílio Brasil será extinto?
O nome Auxílio Brasil foi dado pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado, após o fim do auxílio emergencial custeado durante a pandemia do coronavírus.
Nesta quinta-feira (3), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin encontrou-se com o relator do Orçamento do próximo ano, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) e outros parlamentares para discutir o benefício social e como será a distribuição do auxílio de 2023.
Publicidade
Alckmin e o relator do Orçamento afirmaram que, independentemente do nome, a finalidade do benefício permanecerá a mesma.
Há rumores de que o nome Bolsa Família será divulgado a partir de janeiro.
Publicidade
Maior programa de transferência de renda social da história do país
O Brasil entrará em 2023 com o maior programa de transferência de renda social da história e um orçamento maior do que antes da Covid-19.
Dessa forma, os recursos do programa social vão dar um grande salto em três anos, de R$ 32 bilhões pagos em 2019 para R$ 157,7 bilhões no próximo ano. Portanto, a prioridade do governo é manter o benefício de 600 reais em janeiro.
Publicidade
Por fim, o mecanismo de transição apresentará uma proposta de emenda à constituição (PEC), que permite ao governo ultrapassar o teto estadual em 2023.