A Caixa Econômica Federal lançou recentemente uma nova linha de crédito voltada para mulheres, que busca incentivar o grupo a ingressar no mercado de trabalho, especificamente na área de empreendedorismo. Para isso, a instituição financeira está oferecendo até R$ 5 mil em empréstimo.
Publicidade
Quer saber mais sobre o programa, quem pode ter acesso a ele e como solicitar? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhum detalhe importante sobre o assunto!
Conheça o Programa Emprega + Mulheres
O serviço, que foi nomeado como Programa Emprega + Mulheres, está sendo disponibilizado através do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital). De acordo com informações da instituição, mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica terão prioridade na concessão do crédito.
Publicidade
Ainda conforme a Caixa, a intenção é atender cerca de 30 milhões de mulheres, sejam elas formalizadas como empreendedoras ou não. Além disso, o banco oferecerá cursos de capacitação para orientar e incentivar a abertura de um negócio formalizado, em parecia com o Sebrae. Fora essas iniciativas, o projeto ainda oferece uma série de outras intervenções que visam beneficiar ainda mais o grupo:
Suporte para combate e prevenção ao assédio sexual e outros tipos de violência que possam ser cometidos dentro do local de trabalho;
Apoio à equidade salarial entre mulheres e homens que desempenham a mesma função;
Extensão da licença-maternidade para um período extra de sessenta dias;
Auxílio-creche para mães;
Contribuição para a qualificação profissional de mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica.
Publicidade
Quem pode solicitar o crédito?
Primeiramente, vale destacar que o oferecimento do empréstimo é limitado, portanto, a contratação só pode ocorrer através de mulheres que se enquadrem nos seguintes requisitos:
- Que queiram formalizar e regularizar seu empreendimento;
- Que já sejam Microempreendedoras Individuais (MEIs), mas que estejam passando por dificuldades financeiras.
Dito isso, o programa conta com três etapas fundamentais para a concessão do crédito:
Publicidade
- Formalização como MEI;
- Realização do curso do Sebrae;
- Finalmente, acesso à linha de crédito.
Uma boa notícia é que mesmo mulheres que estejam com o nome negativado podem ter acesso ao empréstimo. Além delas, beneficiárias do Auxílio Brasil também podem realizar a solicitação sem medo de perder acesso ao benefício.
Como solicitar o empréstimo?
Por fim, para solicitar a linha de crédito as mulheres devem acessar o Caixa Tem Android ou iOS e atualizar informações de suas contas poupanças sociais digitais. Além disso, o banco pede que as interessadas acessem o portal Caixa Para Elas Empreendedoras para conferir mais informações sobre o curso obrigatório em parceria com o Sebrae.
Publicidade
Vale destacar que após três meses de formalização, as empreendedoras poderão solicitar o cartão de crédito da Caixa, com sete meses poderão ter acesso ao Fundo Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) que concede R$ 12 mil e, após doze meses, poderão contar com empréstimos maiores, como os do Pronampe.