Na última sexta-feira (4), a Caixa Econômica Federal suspendeu de maneira temporária a oferta do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Segundo o banco, a suspensão se deve a um “processamento da folha de pagamento do Auxilio Brasil”, que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania. O empréstimo voltará a ser disponibilizado no dia 14 de novembro, a partir das 7h.
Publicidade
Não é a primeira vez que a Caixa suspende o serviço de crédito pessoal, como aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro — quando a instituição financeira alegou estar realizando uma “manutenção programada nos ambientes tecnológicos” na Caixa e na Dataprev.
No dia 24, quando a modalidade deveria ter sido retomada, a Caixa pediu um prazo maior para liberar o consignado, passando de dois para cinco dias. Além disso, o banco seguiu uma sugestão do Tribunal de Contas da União (TCU) e congelou a liberação do empréstimo por 24 horas — prazo dado ao banco para entregar documentos e devidas explicações para o processo de investigação sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, aberto pelo TCU.
Publicidade
Processo do TCU não encontrou irregularidades
Nesta sexta-feira (4), Aroldo Cedraz, ministro do TCU, negou a solicitação do Ministério Público de Contas que pedia a suspensão de novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil pela Caixa. Após a instituição financeira prestar os devidos esclarecimentos, Cerraz concluiu que não houve irregularidades na concessão de crédito, determinando que o processo fosse arquivado.
Bancos liberados para o empréstimo do Auxílio Brasil dia (14)
- Banco Agibank;
- Banco Crefisa;
- Banco Daycoval;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
- Facta Financeira;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Financeira;
- Aspecir – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Ltda;
- União Seguradora S.A. – Vida e Previdência.
Entre os bancos, a Caixa Econômica Federal, o Banco Pan, o QI Sociedade de Crédito Direto, a Zema Financeira e o Pintos S/A Créditos já estão trabalhando com a modalidade:
Publicidade
Caixa Econômica Federal
O banco está permitindo a contratação pelo Caixa Tem, pelas casas lotéricas e agências bancárias. A taxa de juros na Caixa é de 3,45% ao mês.
- Meu Tudo: A instituição, que representa a QI Sociedade de Crédito Direto também está oferecendo a modalidade, com a taxa de juros a partir de 3,39% ao mês. A contratação é feita pelo aplicativo.
- Pincred: Oferece a menor taxa de juros até o momento, em 2,89% ao mês. A contratação só pode ser realizada presencialmente em uma das agências Pincred, localizadas nos estados do Maranhão e Piauí.
- Banco Pan: O Banco Pan já alcançou a marca de R$ 1 bilhão em crédito na modalidade e está analisando o nível de inadimplência das contratações já feitas até voltar a oferecer o empréstimo.
- Zema Financeira: A Zema está realizando o empréstimo sob demanda para os clientes que possuem vínculo com a rede de lojas Zema, além de criar uma série de critérios para liberar o valor.