O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil voltou a ficar disponível para contratação pelo Caixa Tem nesta segunda-feira (14/11).
Publicidade
A modalidade de crédito foi suspensa antes do 2º turno das eleições 2022 e seguiu bloqueada nas semanas seguintes.
De acordo com a Caixa, a suspensão do empréstimo pelo Caixa Tem deverá ocorrer todos os meses, nos períodos de preparação dos pagamentos mensais do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família em 2023.
Publicidade
Como fazer o empréstimo do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem?
O empréstimo voltou a ficar disponível para contratação tanto pelo Caixa Tem quanto em agências da Caixa, lotéricas e correspondentes. No caso dos beneficiários que desejam contratar o consignado pelo Caixa Tem, o passo a passo é o seguinte:
- Primeiro, abra o aplicativo Caixa Tem e acesse sua conta com CPF e senha;
- Em seguida, escolha a opção “Empréstimo” na página inicial;
- Depois, clique para “Simular e Contratar”;
- Na sequência, selecione “Consignado”;
- Após isso, a simulação irá trazer informações sobre o empréstimo, como taxa de juros, prazo, valor de cada parcela e o quanto você pagará pelo empréstimo;
- Por fim, caso você concorde com os termos, clique para confirmar a solicitação.
Depois de fazer o pedido no aplicativo, é preciso aguardar a resposta da Caixa. Para consultar o status do pedido, basta utilizar o próprio Caixa Tem, no menu “Consignado Auxílio”, onde estará a opção “Ver os meus contratos”.
Publicidade
Como funciona o empréstimo?
Quando um beneficiário do Auxílio Brasil contrata o empréstimo, ele passa a receber o benefício mensal com o desconto automático das parcelas. Portanto, como cada prestação pode ter um valor máximo de R$ 160, o auxílio será R$ 440 por mês até o fim do contrato.
Mas no caso dos beneficiários que não pediram o empréstimo e estão sofrendo descontos indevidos no benefício, é necessário ir até uma agência da Caixa para cancelar o crédito.
Publicidade
Nesse caso, o cidadão precisa levar o CPF e um documento oficial com foto para pedir o cancelamento do empréstimo indevido.