Nos últimos dias, muitos beneficiários do Auxílio Brasil vêm relatando um problema em comum: o desconto da primeira parcela do empréstimo consignado no benefício de novembro.
Publicidade
O desconto pegou muita gente de surpresa porque aconteceu antes da data prevista, segundo beneficiários que solicitaram o crédito.
Além disso, alguns participantes do Auxílio Brasil afirmam que sofreram o desconto no benefício, mas não solicitaram ou não conseguiram o empréstimo.
Publicidade
Problemas com o empréstimo do Auxílio Brasil
De acordo com Paola Loureiro, diretora de relações institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, os relatos de beneficiários preocupam cada vez mais.
Isso porque já havia um receio em relação ao empréstimo do Auxílio Brasil, devido ao “modelo que vinha sendo colocado pelo governo federal”, segundo ela.
Publicidade
Antes, o fato de não ficar claro para algumas pessoas que as parcelas continuarão sendo cobradas mesmo que o benefício deixe de ser pago já gerava preocupação, de acordo com Paola.
Agora, a diretora da Rede Brasileira de Renda Básica afirma que “o que impressiona são as diferentes situações”. Conforme relatos, pessoas que não conseguiram concluir a contratação e não receberam o empréstimo “começaram a citar a previsão do desconto já neste mês”, disse ela.
Publicidade
O que fazer em caso de desconto indevido?
Segundo a Caixa, se o cliente não reconhecer a contratação do empréstimo do Auxílio Brasil, ele deve entrar em contato com o Ministério da Cidadania para tentar resolver o problema.
Para isso, é necessário ligar para o número 121 para conferir qual instituição realizou o empréstimo e solicitar o reembolso.
Publicidade
Além disso, o banco afirma que se o beneficiário encontrar “algum desconto supostamente incorreto” no seu Auxílio Brasil, é preciso ir até uma agência da Caixa para resolver a situação. Nesse caso, o cliente deve ter em mãos o CPF e um documento de identificação com foto.