Todo final de ano, muitos beneficiários do Auxílio Brasil têm dúvidas sobre o pagamento do décimo terceiro salário do benefício, o que foi prometido pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha nas Eleições em 2018.
Publicidade
O 13º salário do Auxílio Brasil foi liberado aos beneficiários somente em 2019. Em 2020 e 2021, o pagamento não ocorreu e, em 2022, novamente não há previsão de que isto aconteça.
Para que o décimo terceiro seja repassado aos beneficiários do Auxílio Brasil é necessária a aprovação de um Projeto de Lei no Congresso Nacional. O Projeto de Lei nº 625/2022, de autoria do senador Alexandre Silveira (PSD), tem como objetivo conceder uma décima terceira parcela do Auxílio Brasil, mas está parado no Senado Federal desde março.
Publicidade
O décimo terceiro não seria para todos os beneficiários do programa no início, a ideia era liberar apenas para mulheres chefes de família. A promessa, até o momento, continua sem ser efetivada. Os valores seriam divididos em dois meses, 50% do valor em junho e 50% em dezembro.
Parcelas de novembro e dezembro
O início do calendário da parcela de novembro do Auxílio Brasil está previsto para a próxima quinta-feira (17), quando receberão os R$ 600 os beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) terminado em 1.
Publicidade
O cronograma dos depósitos de novembro vai se estender até o dia 30, quando recebem os beneficiários com NIS com final 0.
Já a parcela de dezembro do Auxílio Brasil será antecipada devido ao Natal e Ano Novo, como costuma acontecer todos os anos. Ela será depositada entre 12 e 23 de dezembro.
Publicidade
Confira a seguir o calendário completo das parcelas de novembro e dezembro do Auxílio Brasil: