A chegada do 5G no Brasil, dentre outras coisas, influenciou em um dos principais pontos da rotina do brasileiro: o sinal da televisão aberta. Com a nova rede, ele terá que trocar a parabólica para continuar recebendo o sinal com qualidade. Isso porque o sinal do 5G pode interferir na transmissão. No entanto, em alguns casos não será preciso pagar por isso. A seguir, saiba quem irá receber o kit para trocar a antena parabólica por um sinal digital.
Publicidade
No geral, a troca em questão acaba sendo um gasto superior ao esperado para grande parte das famílias brasileiras. Dessa forma, os cidadãos que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) vão poder receber gratuitamente o kit da antena digital. O intuito do governo com isso é de promover o acesso das famílias em condição de vulnerabilidade a um som e imagem de qualidade. Quer saber mais sobre? Então, veja a seguir.
Troque sua Antena Parabólica por um Sinal Digital de graça
Antes de mais nada, é importante destacar que a expectativa é de que a transmissão continue para todos sem qualquer interferência na programação. Além disso, o kit também irá contar com uma instalação gratuita. E, para melhorar, a família cadastrada que já tiver uma antena digital, conhecida popularmente como “espinha de peixe”, não precisará realizar a troca.
Publicidade
Agora vamos para o que interessa: como solicitar o Kit Antena Digital? Pois bem, para isso, é preciso que um dos integrantes do grupo cadastrado no CadÚnico entre em contato com a Central de Atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo número 0800-729-2404. Além do telefone, o solicitante poderá pedir também o equipamento pelo site do Siga Antenado. Ademais, para solicitar o serviço online, será necessário:
- Primeiramente, acessar o menu no canto superior esquerdo da tela presente no site sigaantenado.com.br;
- Em seguida, selecionar “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
- Clicar em “Agende aqui”;
- E, por fim, escolher qual será a forma de identificação, se o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS).
Ao preencher as informações pessoais, o cidadão terá que responder a um questionário aplicado pela Anatel. Além disso, também será preciso definir qual o dia e horário para a instalação do kit. Passado esse período, um técnico especializado irá até a residência para verificar se um novo aparelho deverá ou não ser instalado.
Publicidade
5G no Brasil
A saber, a tecnologia 5G já está disponível em 22 capitais brasileiras. Entre elas, podemos citar Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Maceió (AL). Inicialmente, o desejo da agência era de que a rede estivesse disponível em todas as capitais do país desde 31 de Julho, mas o cronograma foi adiado duas vezes por conta de um atraso na entrega de filtros que evitam que o 5G interfira em demais sinais de satélite.
Outro empecilho notificado pela Anatel está relacionado aos problemas logísticos em relação a entrega dos equipamentos que são necessários para a implantação da rede.