Uma boa notícias para os trabalhadores que estão sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Há saques disponíveis na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, é importante ficar de olho pois há situações extremamente específicas para essas retiradas. Saiba mais detalhes no artigo que produzimos abaixo e veja se você se encaixa em alguma dessas situações.
Publicidade
FGTS é garantia do trabalhador
A saber, o dinheiro que fica guardado no FGTS é administrado em uma conta da Caixa Econômica Federal (CAIXA) banco responsável por esse gerenciamento. Esse fundo é o acúmulo das parcelas mensais de 8% do salário dos trabalhadores com carteira assinada e funciona como uma espécie de poupança. Diversos profissionais tem direito a esse benefício. São eles:
- Trabalhadores com vínculo empregatício (CLT);
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores avulsos (trabalham para várias empresas, mas possuem contrato com um sindicato);
- Trabalhadores do campo e safreiros;
- Empregados domésticos;
- Atletas profissionais.
Saques disponíveis do FGTS
Conheça agora todas as modalidades conhecidas para quem quer retirar os valores do seu Fundo de Garantia:
Publicidade
Saque-rescisão
Trabalhadores demitidos sem justa causa tem direito ao saque integral da conta do FGTS mais o acréscimo de 40% de multa rescisória paga pelo empregador.
Saque-aniversário
Retirada anual de 5% a 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS, sempre no mês de nascimento do trabalhador. No entanto, quem opta por essa modalidade, não tem direito ao saque-rescisão quando é demitido.
Publicidade
Algo a ser destacado sobre as duas modalidades de retirada, é que ambas alcançam todos os contratos de trabalho, ou seja, se um trabalhador optou pelo saque-aniversário, caso troque de emprego, vale a última que solicitou. Qualquer opção de troca não é definitiva mas deve ser feita através do aplicativo do FGTS que está disponível para celulares Android e iOS. Baixe neste endereço FGTS.
Saque extraordinário segue até dezembro
Outra medida excepcional de saque do FGTS segue disponível e 45,26 milhões de brasileiros já fizeram a sua retirada dos valores de até R$ 1 mil. Chamado de Saque Extraordinário, essa medida do atual Governo Federal buscou movimentar a economia brasileira que andava combalida em virtude da crise financeira que assola o mundo desde a pandemia de Covid-19.
Publicidade
Segundo a CAIXA, ainda há mais de 12 milhões de clientes que têm direito ao Saque Extraordinário e ainda não retiraram o dinheiro que corresponde aos valores que estiverem disponíveis para cada trabalhador de acordo com o seu saldo na conta do FGTS.
Porém o prazo para resgatar esse dinheiro está se esgotando: somente até o dia 15 de dezembro deste ano. Através da poupança digital CAIXA Tem, é possível movimentar o dinheiro e realizar diversas transações bancárias.
Publicidade
Por fim, quem não tiver interesse em fazer o Saque Extraordinário não precisa se preocupar que após esse prazo, o dinheiro retorna para as suas contas do fundo com a correção monetária aplicada.