O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda do governo federal, instituído em outubro de 2021. Ele surgiu para substituir o até então Bolsa Família e outros programas de assistência social. Dessa forma, o benefício também permite a contratação de empréstimo consignado.
Publicidade
No entanto, muita gente tem se perguntado se é possível cancelar o crédito após a solicitação.
É possível cancelar a contratação do empréstimo do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil está sendo liberado para os beneficiários do programa social desde outubro deste ano. Boa parte das contratações estão sendo feitas através da Caixa Econômica Federal, mas muita gente não sabe se é possível cancelar a operação de crédito na instituição após a operação ser finalizada.
Publicidade
O processo pode sim ser cancelado. Para isso, basta solicitar o cancelamento do empréstimo por meio do mesmo canal no qual o pedido foi realizado e isso deve ser feito dentro de 7 dias úteis. O prazo começa a ser contado a partir da data em que o dinheiro foi depositado em sua conta.
Para realizar o pedido de cancelamento é necessário que o valor total do contrato esteja na sua conta, uma vez que não se deve pagar pelo cancelamento, pois esse é um serviço gratuito.
Publicidade
Como solicitar o empréstimo do Auxílio Brasil pela Caixa?
A solicitação do empréstimo consignado através da Caixa Econômica Federal pode ser feita de duas formas: pelo aplicativo do Caixa Tem, disponível para iOS e Android ou em Unidades Lotéricas e Correspondentes do Caixa Aqui.
Caso não seja possível realizar o pedido através dessas vias, será necessário ir até uma agência da Caixa para verificar a situação do seu cadastro nos canais. Vale ressaltar ainda que apenas o responsável familiar pode fazer a contratação do empréstimo.
Publicidade
Caso consiga a liberação, o valor do empréstimo será depositado na mesma conta onde você recebe o benefício. Ainda é importante saber que a margem de comprometimento do crédito é de 40% da parcela mínima permanente, ou seja, de R$ 400 e não de R$ 600, isso porque o segundo valor parte de um bônus temporário.
Além disso, a modalidade de empréstimo consignado desconta todo mês as parcelas diretamente do benefício do cidadão. Assim, não é possível escolher entre pagar ou não a dívida em algum mês, isso porque o desconto acontece de forma automática.