A agricultura já não é mais a mesma, depois que a tecnologia em agronegócio nasceu para mudar o mundo.
Publicidade
Além disso, a forma como os processos são executados e as plantações modernas são geridas hoje está muito longe da forma como era praticada há alguns anos. Neste post, compartilharemos um guia de uma das principais ferramentas utilizadas na agricultura de precisão e inovando na indústria: o uso de drones na agricultura!
Nesse sentido, os avanços da tecnologia em agronegócio chegaram aos campos agrícolas e trouxe uma nova cara à agricultura.
Publicidade
Nasceu a agricultura de precisão. Isso resultou em vários benefícios para o setor agrícola global e nacional.
Ou seja, a tecnologia em agronegócio já está se destacando em vários setores. Além disso, algumas empresas como a gigante Amazon já estão usando drones para realizar entregas, outras empresas do setor de segurança e vigilância estão usando essas pequenas aeronaves não tripuladas para vigilância e operações táticas.
Publicidade
Além disso, os drones foram usado em publicidade, em emissoras de TV, em fotografia e em vários outros hobbies.
E ainda se espera que o uso de drones na agricultura seja difundido entre os produtores nos próximos anos será generalizada. Mesmo em pequenos produtores rurais. Por fim, vamos entender, entre outras coisas, o que são drones, como funcionam, suas principais vantagens, suas funções.
Publicidade
Neste post você aprenderá tudo sobre drones na agricultura.
Veja Também:
Publicidade
- GoPro Hero10 Black Bones: nova versão feita para drones; Veja
- Tokens NFT: veja cinco Site para você desenvolver tokens
- CNH Digital: Veja como baixar e criar login no aplicativo
Conheça 9 diferentes usos do Drone na Agricultura
antes de mais nada, essa tecnologia vem sendo utilizada na agricultura de precisão para agilizar alguns processos e aumentar a produtividade. Os VANTs têm a capacidade de produzir imagens de altíssima qualidade que são utilizadas em softwares e algoritmos para possibilitar a análise dos mais variados aspectos de uma plantação.
Contudo, a tecnologia permite o monitoramento de toda a extensão da plantação e receba ainda informações como a capacidade de retenção de água do solo, a taxa de crescimento e detectar doenças de uma planta a mais de 200 metros de distância.
Para que sua cultura não fique fora da lista dos mais produtivos e tecnológicos, separamos 9 usos de drones em sua plantação.
1. Sensoriamento Remoto
A princípio, o sensoriamento remoto é o tratamento, armazenamento e análise dos dados coletados com o objetivo de melhor compreender os fenômenos presentes na superfície monitorada.
Confira este outro post e entenda em detalhe o que é sensoriamento remoto e seus benefícios para sua produção agrícola.
2. Monitoramento da Saúde das Culturas
Primeiramente, a necessidade de monitorar o desenvolvimento e a saúde das culturas é a principal razão pela qual os produtores buscam informações sobre o uso de drones na agricultura de precisão. Através de sensores infravermelhos, esses pequenos aviões são capazes de monitorar cada uma das plantas em um vasto campo.
Dessa forma, as tarefas de coleta de dados das plantas da plantação aleatoriamente por alguns funcionários para estudo ou desenvolvimento de planilhas e gráficos, pode ser substituído pela vigilância aérea. Os drones coletam informações de todas as plantas e permitem o rastreamento em regiões específicas ou espécies/culturas específicas.
3. NDVI
Acima de tudo, o modelo NDVI é um acrônimo do termo em inglês Normalized Difference Vegetation Index. Que significa Índice de Vegetação de Diferença Normalizada.
Este índice é determinado por um cálculo , possui múltiplos usos na agricultura, permitindo melhor controle dos plantios e ganhos de produtividade. Entre as aplicações mais comuns do NDVI podemos destacar:
- Monitoramento de plantações e colheitas
- Detecção de seca e pragas
- Localização de pragas
- Estimativa de produtividade
- Mapeamento Agrícola
- Mapeamento Aquático
O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada é um indicador muito útil em pesquisas de sensoriamento remoto, pois permite excelentes resultados e permite a combinação de inúmeras fontes de informação.
4. Demarcação da área de plantio
Como os drones proporcionam aos produtores uma visão aérea e panorâmica, é possível delimitar os locais de plantio e monitorar o crescimento da plantação para evitar ultrapassar os limites estabelecidos.
Ao analisar as imagens obtidas pelos drones, também é possível determinar as melhores áreas de plantio.
5. Capturando o número de plantas em uma determinada área
As imagens identificadas pelos drones ainda vão além da área de plantio. As imagens obtidas por meio dessas tecnologias possibilitam análises que identificam o número de plantas em uma determinada área ou região.
Com base nas imagens e utilizando algoritmos modernos, os drones permitem que o número de Plantas identifique plantas existentes, identificar áreas com menor densidade e otimizar o replantio.
6. Detecção de Pragas
Primeiramente, ao utilizar sensores e processamento de imagens realizado após o voo do drone, é criado um mapa de pragas e doenças na plantação. Usando as imagens, os produtores podem distinguir entre plantas saudáveis e infectadas e como a praga está se reproduzindo efetivamente.
Por fim, a identificação rápida de doenças e pragas permite que os produtores tomem medidas eficazes, reduzam perdas e garantam alta produtividade.
7. Aplicação e pulverização de pesticidas
Além de detectar pragas com precisão, os UAVs também podem ser usados para aplicar produtos químicos para solução de problemas ou cultivo de culturas. Graças às técnicas modernas, esses pequenos aviões conseguem reduzir o uso de pesticidas, resíduos e, principalmente, seu impacto ambiental.
Entretanto, os drones são capazes de voar baixo em diferentes velocidades, e isso está acontecendo ainda por cima O pequeno tamanho permite que os produtos químicos sejam pulverizados em locais exatos, aumentando a eficácia e reduzindo os gastos com pesticidas.
8. Monitoramento do Sistema de Irrigação
A princípio, gerenciar um sistema de irrigação de plantações é uma tarefa tediosa e os produtores enfrentam vários problemas, especialmente em plantações extensivas. Quando as plantas atingem certas alturas ou tamanhos, as inspeções nos bicos de irrigação e nas mangueiras de distribuição tornam-se extremamente difíceis.
Com o uso de drones, é possível acessar o sistema de irrigação, identificar possíveis falhas e reagir a elas a causa do problema. Esse monitoramento reduz significativamente as falhas e, portanto, evita distúrbios no crescimento e na produção da planta.
9. Detecção pontual de incêndio
Aproximar-se de regiões de incêndio é uma tarefa extremamente perigosa e difícil. Por isso, os drones se tornaram um grande aliado no combate a incêndios.
Antes de tudo, os VANTs podem sobrevoar a plantação bem próximo ao fogo e mesmo com pouca visibilidade. Isso permite a fácil detecção de focos, ajuda no combate a incêndios e, o mais importante, evita que se espalhe para o resto da plantação.
Por fim, você conheceu os 9 modelos de drones usados na tecnologia em agronegócio do agro negocio brasileiro, que por sinal vem crescendo muito.
[…] Tecnologia em Agronegócio: Drones na Agricultura, tudo sobre a tecnologia que está mudando o setor […]
[…] Tecnologia em Agronegócio: Drones na Agricultura, tudo sobre a tecnologia que está mudando o setor […]