O governo federal já anunciou que o Auxílio Brasil passará a se chamar Bolsa Família a partir de janeiro, pouco mais de um ano depois que o governo anterior mudou o nome. Com a volta do programa original, milhões de famílias estão interessadas no parcelamento.
Publicidade
Houve rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia mudar as datas, mas isso não vai acontecer. De acordo com o cronograma divulgado pela Caixa Econômica Federal, os depósitos seguirão a mesma lógica já aceita.
Isso significa que as famílias receberão o benefício nos últimos dez dias úteis de cada mês de acordo com o final do seu NIS (Número de Identificação Social). Os pagamentos do Bolsa Família de janeiro começam no dia 18 e terminam no dia 31.
Publicidade
Mudanças no programa
Embora as datas não mudem, o programa terá algumas novidades em 2023. Uma delas é a criação de um adicional de R$ 150 por mês para famílias com filhos menores de seis anos.
O governo também quer restabelecer algumas condições que eram exigidas dos beneficiários, como manter o registro atualizado das vacinas dos filhos e garantir a frequência escolar mínima. Outro ponto importante é o processo de verificação cadastral, uma espécie de “pente fino” que revelará possíveis fraudes no benefício.
Publicidade
Ministério da Cidadania vai acabar
Durante o governo Bolsonaro, o Ministério da Cidadania era a pasta que gerenciava a ajuda ao Brasil. Com a volta do Bolsa Família, ele será cortado e o Ministério do Desenvolvimento cuidará da iniciativa.
Calendário completo do Bolsa Família 2023
Confira o calendário completo e lembre-se que o Auxílio Brasil mudará oficialmente de nome somente após a aprovação da Medida Provisória (MP) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
Publicidade