O Auxílio Brasil, que atualmente atende mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país, passará por mudanças nas próximas semanas e se voltará a ser o programa Bolsa Família no mês de março de 2023. No entanto, após a mudança, existe o risco de alguns beneficiários que estão atualmente inseridos no programa perderem o direito às parcelas.
Publicidade
Essas pessoas são beneficiários que formam famílias unipessoais, no caso, famílias com apenas um membro morando sozinho. O risco desse grupo de beneficiários perder o Bolsa Família se dá por dois motivos: o fato de o levantamento cadastral ocorrer no início de 2023 e o fato de a equipe de desenvolvimento social do novo governo acreditar que o programa deve priorizar o apoio às famílias com mais de uma pessoa.
Beneficiários sozinhos vão perder o bolsa Família?
O processo de investigação cadastral será realizado uma vez que o governo acredita que uma falta de explicação das regras e a facilidade de cadastro no CadÚnico com o registro via aplicativo na antiga gestão pode ter feito com que pessoas que residam em uma mesma casa, mas que não são parentes, tenham feito inscrições separadas. Isso vai contra as regras do Auxílio Brasil, que considera todos os membros da residência como um único núcleo familiar.
Publicidade
Quanto ao posicionamento do novo governo sobre o Bolsa Família, os novos técnico da gestão Lula acreditam que seria mais eficiente combater a fome e a desigualdade social por meio de programas de transferência de renda para famílias com múltiplos membros, principalmente aquelas com filhos. Como resultado, famílias com apenas um membro podem não ser beneficiadas ou receber um valor reduzido.
Revisão Cadastral do Bolsa Família
Membros de famílias unipessoais serão convocados pelo futuro Bolsa Família na primeira revisão de cadastros feita no ano de 2023. A convocação será feita por uma mensagem no aplicativo do Auxílio Brasil e do CadÚnico.
Publicidade
Quem recebeu o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas agências da Caixa Econômica Federal também será avisado por mensagem no extrato de pagamento. As famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) podem receber um aviso em suas contas de energia, caso sejam famílias de uma só pessoa.
A pessoa convocada deve entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou com a prefeitura da cidade. O cidadão deve trazer um documento de identidade para todos os membros da família e comprovante de residência atual.
Publicidade
Além disso, é preciso lembrar que o Cadastro Único considera todas as pessoas que moram na mesma casa como um único núcleo familiar. Mesmo que não sejam parentes, várias famílias podem morar em uma mesma casa, gerando a necessidade de apresentar a documentação de todos.