Os pagamentos do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica retorna nesta segunda-feira 23/01. Lembrando que só restam mais dois repasses do benefício antes da troca pelo Bolsa Família.
Publicidade
Quer conferir o calendário completo de pagamentos e ainda saber mais sobre o pente-fino previsto para o mês que vem? Então continue acompanhando a matéria abaixo para ficar por dentro de todos os detalhes!
Novo pagamento do Auxílio Brasil pela Caixa
Segundo informações do Governo Federal, neste mês e no próximo ainda haverá o pagamento do Auxílio Brasil para mais de 21,9 milhões de beneficiários. O valor médio do auxílio ainda é de R$ 600, visto que o presidente Lula (PT) sancionou uma Medida Provisória (MP) que garante o valor para este ano.
Publicidade
Neste momento, o benefício ainda não foi trocado pelo Bolsa Família devido à necessidade de uma atualização do sistema cadastral do CadÚnico, que deve ocorrer a partir de fevereiro. É importante frisar que, neste momento, os beneficiários ainda poderão acessar o benefício através do cartão do Auxílio Brasil e do antigo cartão do Bolsa Família.
Ademais, os pagamentos ainda estão ocorrendo da mesma forma que sempre aconteceram: de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, sempre nos dez dias úteis do mês. Entretanto, neste mês dois valores foram adiantados para o sábado, conforme é possível observar no calendário abaixo:
Publicidade
- 18 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 1;
- 19 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 2;
- 20 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 3;
- 23 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 4 (adiantado para o dia 21/01, sábado);
- 24 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 5;
- 25 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 6;
- 26 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 7;
- 27 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 8;
- 30 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 9 (adiantado para o dia 28/01, sábado);
- 31 de janeiro: repasse do auxílio para NIS final 0.
Pente-fino do Bolsa Família vai acontecer em breve
Ademais, como dito anteriormente, o Bolsa Família oficialmente ainda não foi implementado devido à necessidade de uma análise mais profunda nos registros dos beneficiários inscritos no CadÚnico. Neste momento, o Governo Federal suspeita que pelo menos 10 milhões de famílias devem passar pelo pente-fino.
Após a análise, que vai cortar aqueles que estiverem tendo acesso ao dinheiro de maneira irregular, novos beneficiários poderão ser agregados à folha de pagamento, bem como poderá haver a implementação também do benefício adicional de R$ 150 para crianças de até seis anos.
Publicidade
Segundo informações de Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento Social, o pente-fino deve começar em fevereiro para que, em março, o Bolsa Família e o adicional já comecem a vigorar. Com isso, deve haver o retorno também de regras antigas de concessão do benefício, como acompanhamento da vacinação e frequência escolar de crianças.