Os beneficiários do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) devem atender às exigências impostas pelo programa social do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alguns estão sendo fiscalizados pelas novas regras do governo. Algumas das exigências do ano passado ainda valem para o Bolsa Família.
Publicidade
As regras do Auxílio Brasil, programa social do ex-governo de Jair Bolsonaro (PL), continuam em vigor. Algumas mudanças ainda serão avisadas, mas muitos beneficiários já podem seguir as regras. Depois de alguns anos sem um programa de PT, muitas famílias esquecem suas regras.
Isso ocorre porque o programa tem requisitos para famílias com crianças. A partir de 2023 será exigida a boa frequência escolar, bem como a renovação das carteiras de vacinação, regras que não estão implementadas no Auxílio Brasil.
Publicidade
Com isso, o Bolsa Família reavaliou os arranjos familiares com foco no aprendizado e na saúde. As famílias terão direito a bolsas de R$ 150 e R$ 600 para filhos menores de seis anos (até dois filhos).
Novas Regras do Bolsa Família para 2023
O Bolsa Família deste ano terá alguns recursos que o Auxílio Brasil não tem, como manter a frequência escolar e atualizar as carteiras de vacinação. Acredita-se que Lula ainda restaurará outros elementos do plano de seu governo anterior.
Publicidade
Isso pode incluir novas regras para a concessão de benefícios do Bolsa Família, como pagamentos adicionais para ajudar famílias extremamente pobres, benefícios complementares que aumentam o valor da assistência com base na composição familiar e outros meios.
Além desses pontos, o programa também reconhece o pré-natal para gestantes e ações socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil.
Publicidade
Calendário de pagamentos de janeiro
Os pagamentos em janeiro de 2023 serão feitos de acordo com o NIS final de cada beneficiário conforme calendário abaixo”, detalhou a Caixa por meio de sua assessoria de imprensa.
- NIS de final 1: 18 de janeiro
- NIS de final 2: 19 de janeiro
- NIS de final 3: 20 de janeiro
- NIS de final 4: 23 de janeiro
- NIS de final 5: 24 de janeiro
- NIS de final 6: 25 de janeiro
- NIS de final 7: 26 de janeiro
- NIS de final 8: 27 de janeiro
- NIS de final 9: 30 de janeiro
- NIS de final 0: 31 de janeiro