O Auxílio Emergencial é uma medida econômica e social criada para ajudar a população durante a pandemia da Covid-19, doença que já matou milhares de brasileiros e deixou órfãos muitos outros. É esse o público, no caso os órfãos com idade menor de 24 anos, a quem o governo está estudando oferece o benefício de um auxílio financeiro. O auxílio estava previsto para 2021, mas foi arquivado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Publicidade
Vários estados do Nordeste já implementaram programas de atendimento a órfãos, idealizados pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, quando era governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste. No entanto, a intenção do ministro é levar essa ajuda para o nível nacional.
Lula pode decretar a volta do Auxílio Emergencial?
A proposta foi discutida por Wellington Dias e pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Um grupo de trabalho está sendo formado para levar ao presidente Lula a proposta de ajudar os órfãos, segundo o ministro do Desenvolvimento.
Publicidade
O número de órfãos deixados pela pandemia é enorme, com mais de 40.830 crianças e adolescentes no Brasil que perderam seus pais para a doença, segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo o ministro Silvio Almeida, o projeto só foi discutido recentemente e novas reuniões devem ser realizadas para finalizar os detalhes de sua implementação.
Publicidade
Esta decisão de apoio aos órfãos é objeto de investigação e bloqueio, pois a prioridade da pasta para o desenvolvimento social é o “pente fino” do cadastro único (CadÚnico), que vai bloquear os benefícios daqueles que não têm direito ao Bolsa Família após a investigação ser concluída.
Bolsa Família
O calendário de pagamentos do Bolsa Família 2023 já está disponível. O governo começará a fazer os primeiros pagamentos para 2023 em 18 de janeiro. Anteriormente conhecido como Auxílio Brasil, o Bolsa Família foi revivido e rebatizado pela equipe de Lula como uma das marcas do governo do PT.
Publicidade
No entanto, os pagamentos prometidos relativos a um adicional de R$ 150 para crianças de 0 a 6 anos ainda não chegaram às contas de 21 milhões de beneficiários neste mês. Este adicional provavelmente não será pago até março deste ano. Confira abaixo as datas de pagamento.
19 de janeiro – 2
Publicidade
20 de janeiro – 3
23 de janeiro – 4
24 de janeiro – 5
25 de janeiro – 6
26 de janeiro – 7
27 de janeiro – 8
30 de janeiro – 9
31 de janeiro – 0
O calendário completo para o Bolsa Família para 2023 foi publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Cidadania do antigo governo em 31 de dezembro do ano passado. Assim como em 2022, os pagamentos serão feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Exceto dezembro, onde há um adiantamento de Natal e Ano Novo.
O próximo pagamento do Bolsa Família para 2023 também já pode ser consultado. Os prazos de saque para os valores vencem 120 dias após a data indicada no calendário.