Os beneficiários do Auxílio Brasil poderão voltar a aproveitar a modalidade especial de crédito consignado oferecida pelos bancos com as mudanças nos termos do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, divulgadas nesta quinta-feira (9).
Publicidade
O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou, nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU) as mudanças que atingem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A modalidade foi lançada em outubro de 2022, após críticas de economistas.
Quais bancos vão oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil
Desde o lançamento, quando o antigo Ministério da Cidadania permitiu que 15 bancos trabalhassem com a modalidade, houve resistência das instituições financeiras, com apenas cinco delas passando a oferecer o serviço, sendo elas a:
Publicidade
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Pan;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
- Zema Financeira.
As instituições atenderam cerca de 3,5 milhões de beneficiários do programa, que contrataram, ao todo, R$ 9,5 bilhões. A modalidade perdeu sua força com o número de contratos aprovados caindo ao longo das semanas. Em janeiro, a Caixa suspendeu oficialmente as novas contratações, afirmando que aguardaria uma atualização no projeto para que voltasse a operar com a linha.
Houve alteração da proposta do empréstimo, diminuindo o valor do benefício permitido para uso na contratação de 40% para 5%, o número de parcelas de 24 para 6 e a taxa de juros de 3,5% para 2,5%. A Caixa deve voltar a ofertar o empréstimo aos clientes em suas agências bancárias, lotéricas e pelo aplicativo Caixa Tem nas próximas semanas.
Publicidade
Calendário Bolsa Família
- NIS terminado em 1 – 13 de fevereiro;
- NIS terminado em 2 – 14 de fevereiro;
- NIS terminado em 3 – 15 de fevereiro;
- NIS terminado em 4 – 16 de fevereiro;
- NIS terminado em 5 – 17 de fevereiro;
- NIS terminado em 6 – 22 de fevereiro;
- NIS terminado em 7 – 23 de fevereiro;
- NIS terminado em 8 – 24 de fevereiro;
- NIS terminado em 9 – 27 de fevereiro;
- NIS terminado em 0 – 28 de fevereiro.