O empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil estava suspenso há quase um mês. Agora, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publicou as novas regras para a modalidade voltar à ativa. A divulgação do documento ocorreu nesta quinta-feira, 9. Dê uma olhada nos detalhes.
Publicidade
Na prática, a mudança mantém a possibilidade de crédito, contudo as determinações preveem um menor comprometimento da renda, menos parcelas e juros mais baixos.
Novas regras Empréstimo Auxílio Brasil
A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) traz novas regras que valem para os grupos que contratarem o empréstimo consignado a partir desta quinta-feira, 9.
Publicidade
Está fixo em 5% o limite para desconto no benefício pago às famílias beneficiárias do Auxílio Brasil ou mesmo de ouros programas federais. A diferença é que esse comprometimento poderia ser de até 40% da renda antes.
Além disso, o número de prestações não pode ser maior do que seis parcelas. O cenário anterior previa, por exemplo, até 24 parcelas. Por fim, a taxa de juros não pode ser superior a 2,5%. Antes, essa porcentagem chegava a 3,5%.
Publicidade
Quais bancos oferecem o empréstimo do Auxílio Brasil?
Desde o lançamento, quando o antigo Ministério da Cidadania autorizou 15 bancos a trabalhar com a modalidade, houve resistência das instituições financeiras, e apenas cinco delas passaram a oferecer o serviço. A saber: Caixa Econômica Federal, Banco Pan, o Pintos S/A Créditos, o QI Sociedade de Crédito Direto e a Zema Financeira.
As instituições já atendem cerca de 3,5 milhões de beneficiários do projeto com contratos que totalizam R$ 9,5 bilhões. O método perdeu sua autoridade porque o número de contratos aprovados diminuiu em semanas. Em janeiro, a Caixa suspendeu oficialmente o recrutamento, dizendo que esperava atualizações do projeto para colocar a linha novamente online.
Publicidade
Houve alteração na proposta de empréstimo, reduzindo o valor do benefício permitido para utilização nos contratos de 40 % para 5 %, o número de parcelas de 24 para 6 e a taxa de juros de 3,5 % para 2,5 %. A Caixa deve voltar a oferecer o empréstimo aos clientes em suas agências bancárias, casas lotéricas e pelo aplicativo Caixa Tem nas próximas semanas.