Ótima noticia para as mamães! O Auxílio Enxoval é mais um dos novos benefícios destinados para os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Conforme o próprio nome já sugere, trata-se de uma ajuda de custo para as gestantes comparem os enxovais de seus bebês. Então, ele é destinado às mulheres grávidas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Publicidade
Por não ser tão comentado e divulgado, poucas gestantes conhecem o Auxílio Enxoval. Para solicitar o benefício, é necessário seguir um procedimento. Diferente do Bolsa Família e outros benefícios do Cadastro Único, as regras podem ser um pouco diferentes. Dessa forma, é importante que a gestante se atente para algumas questões.
Auxílio Enxoval: o que é e quem tem direito de solicitar
Antes de tratar do Auxílio Enxoval, é importante falar sobre o CadÚnico. Como já dito antes, o banco de dados do Governo permite que os brasileiros tenham acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família ou auxílio gás. Ambos são pagos pelo Governo Federal e são válidos em todo o território nacional. Assim, pessoas que se enquadram nas condições, que morem em qualquer parte do país podem solicitar o Bolsa Família ou Vale-gás.
Publicidade
O Auxílio Enxoval possui regras diferentes. De fato, a porta de entrada do programa é o CadÚnico. Ele também é previsto em lei federal, mas cada cidade possui regras diferentes, bem como valores diferentes do benefício. A única regra igual para todos os lugares é que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único.
Assim, a gestante que tem interesse em receber o benefício deve procurar por uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Lá, será possível obter informações sobre o valor do benefício, bem como se inscrever. De modo geral, caso se enquadre nos critérios, irá entrar para a fila de espera.
Publicidade
Veja quais são as regras
- Para receber o Auxílio Enxoval, a gestante precisa estar inscrita no Cadastro Único;
- A mulher precisa fazer todo o acompanhamento do pré-natal pelo SUS (Sistema Único de Saúde);
- Por fim, precisa conferir a disponibilidade do benefício no CRAS mais próximo de sua residência.
- Além do Auxílio Enxoval, o Cadastro Único oferece outros benefícios. Os mais conhecidos são o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Mas, também é possível solicitar o ID Jovem (Identidade Jovem), isenção em taxas de concursos públicos, entre outros. No site do Governo Federal, é possível acessar a lista completa: cadastro único.
Aprenda como você pode se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal
Diante disso, para receber o Auxílio Enxoval e outros benefícios, é necessário se inscrever no Cadastro Único. Para tal, basta procurar a unidade do CRAS mais próxima da sua região. É um cadastro por família, que deve eleger um representante. A partir do momento que o cadastro é efetuado, o Governo gera o NIS (Número de Inscrição Social). A inscrição no CadÚnico não garante a entrada no programa do enxoval.