Pagamento extra para aposentados teve detalhes divulgados pelo Governo Federal! Recentemente, os representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelaram o calendário completo da remuneração adicional para os aposentados e pensionistas.
Publicidade
A notícia vem em boa hora, já que muitos segurados da Previdência Social buscam alternativas para complementar os pagamentos do INSS.
Antes de mais nada, é importante lembrar que, para encontrar informações confiáveis sobre os benefícios do INSS, você deve sempre consultar sites de reputação comprovada, canais oficiais do Governo e veículos consolidados de mídia.
Publicidade
Vale a pena desconfiar de informações que são divulgadas em redes sociais, grupos de WhatsApp e vídeos do YouTube. Cuidado com as fake news! Com isso em mente, veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o pagamento extra para aposentados!
Milhões de brasileiros recebem pagamentos do INSS!
Você sabia que, atualmente, cerca de 37 milhões de brasileiros dependem dos pagamentos mensais do INSS para pagar as contas e garantir o sustento das famílias.
Publicidade
Desse grupo, a maioria dos beneficiários (cerca de 30 milhões) são aposentados. Os outros são pensionistas e segurados por outros auxílios assistenciais da autarquia, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.
Atualmente, o valor mínimo de pagamento do INSS é de R$ 1302 (o valor do salário mínimo). O máximo (o teto da autarquia) é de R$ 7.507,49.
Publicidade
Qual é o pagamento extra para aposentados?
O pagamento extra que será liberado para os aposentados e pensionistas do INSS em 2023 é o décimo terceiro salário.
Esse benefício, que também é disponibilizado para os trabalhadores da iniciativa privada (com carteira assinada) e funcionários públicos, é sempre depositado em duas parcelas.
Publicidade
Nos anos anteriores, em decorrência da pandemia de Covid-19, o pagamento extra do INSS foi antecipado. Porém, este ano, isso não deve acontecer.
Além disso, os valores ainda não estão disponíveis para saque. O décimo terceiro pode ser recebido pelos seguintes beneficiários do INSS:
- Aposentados (por idade, invalidez ou tempo de serviço);
- Pensionistas (que recebem pensão por morte);
- Pessoas que recebem o auxílio doença;
- Brasileiros que recebem o auxílio acidente;
- Pessoas que ganham o salário maternidade;
- Famílias de detentos que recebem o auxílio reclusão.
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em via de regra, não tem direito a receber o décimo terceiro (que também é chamado de abono natalino).