Como já é de conhecimento geral, o Bolsa Família é o programa oficial de transferência de renda do governo federal brasileiro. Isso significa que uma parte da quantia presente nos cofres governamentais é direcionada para atender famílias brasileiras que precisam de ajuda. Ou seja, famílias em vulnerabilidade social podem receber o auxílio do Bolsa Família que é pago mensalmente.
Publicidade
Este programa social, que é mundialmente famoso pelo seus esforços, foi criado durante o primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Inicialmente, aprovou-se o Bolsa Família por meio de uma Medida Provisória (MP) no ano de 2003, mas logo no ano seguinte o programa oficializou-se por lei.
Desde sua criação, o programa de transferência de renda conseguiu atender a mais de 14 milhões de famílias brasileiras, e foi responsável por tirar mais de 30 milhões de cidadãos da pobreza.
Publicidade
Eu posso receber o benefício do Bolsa Família?
De antemão, é necessário enfatizar que para receber o Bolsa Família é preciso corresponder a uma série de exigências. Caso a unidade familiar não atenda aos critérios do governo, esta não conseguirá receber o benefício. Igualmente, caso a família possua cadastro indevido no Cadastro Único (CadÚnico), com dados irregulares, a unidade familiar poderá ter o seu auxílio mensal suspenso.
O Governo brasileiro já tem ciência de que milhares de brasileiros recebem o Bolsa Família de forma indevida. Enquanto essas pessoas acessam o benefício impropriamente, milhões aguardam na fila de espera para tentarem a aprovação no benefício.
Publicidade
Com isso em mente, o governo federal idealizou um novo pente-fino para acontecer no programa Bolsa Família. Dessa forma, estima-se que ainda esse ano milhões de beneficiários terão o benefício suspenso, dando lugar para as famílias brasileiras que realmente precisam deste auxílio para sobreviver.
Sendo assim, podem receber o Bolsa Família de forma correta as famílias que estiverem com os dados regulares no Cadastro Único. Além disso, é preciso que a renda mensal familiar seja de até R$210,00 por pessoa e o responsável pela família tenha mais de 16 anos.
Publicidade
Para famílias com crianças, elas devem estar todas na escola, com presença em 80% das aulas. Igualmente, o cartão vacinação de menores de idade deve estar atualizado. Caso exista uma gestante na unidade familiar, o Governo exige que ela esteja com o pré-natal do bebê em dia.
Como ficam as parcelas de março?
Como já bem estabelecemos, os depósitos do benefício Bolsa Família são pagos aos beneficiários mensalmente. Sendo assim, com o curto mês de fevereiro já chegando ao fim, muitos devem estar curiosos a respeito das datas referentes aos pagamentos de março.
Publicidade
Segundo o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, os pagamentos do Bolsa Família no mês de março vão ser um pouco diferentes do que o de costume. Isso porque, como muitos devem saber, o litoral paulista foi alvo de fortes chuvas, que deixaram inúmeras famílias vulneráveis.
Dessa forma, de acordo com o ministro, em março essas famílias receberão o Bolsa Família de forma unificada. Ou seja, todos vão receber o depósito no mesmo dia. Sendo assim, beneficiários que moram nos lugares que a chuva atingiu receberão o benefício no dia 20 de março.