Os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 6 poderão sacar a parcela de Março do Bolsa Família neste sábado, dia 25. A informação é da Caixa Econômica Federal, que libera neste final de semana a parcela antecipada para o grupo cujo pagamento estava previsto apenas para a segunda-feira, 27 de março.
Publicidade
Após uma mudança que antecipa os depósitos previstos para as segundas-feiras, os grupos que recebem nesse dia estão liberados a sacar o valor já no sábado anterior. A medida visa acelerar os repasses e evitar filas no primeiro dia da semana. Na folha de março, os inscritos com NIS final 1 e 6 terão o benefício antecipado.
Datas de saque do Bolsa Família em março
O calendário que começou oficialmente na segunda-feira, 20 de março, terá depósitos até o dia 31. Nesta última semana do mês, cinco grupos recebem o Bolsa Família com valor atualizado e já acrescido dos adicionais.
Publicidade
A parcela de março do benefício vai cair para os inscritos no NIS final 6 no sábado antes do dia marcado no calendário, assim como ocorreu para os inscritos com NIS final 1. Pela regra, todos os que recebem na segunda-feira já podem sacar o benefício no sábado anterior.
Confira a lista de pagamentos da semana:
Publicidade
- 27 de março – (segunda-feira) – depósito para inscritos com NIS final 6;
- 28 de março – (terça-feira) – depósito para inscritos com NIS final 7;
- 29 de março – (quarta-feira) – depósito para inscritos com NIS final 8;
- 30 de março – (quinta-feira) – depósito para inscritos com NIS final 9;
- 31 de março – (sexta-feira) – depósito para inscritos com NIS final 0.
Como saber se meu Bolsa Família foi bloqueado?
Na folha de pagamento de março, o governo federal bloqueou o Bolsa Família de mais de 1,32 milhão de famílias. Entre os motivos que levam ao cancelamento do benefício estão a falta de atualização dos dados (revisão cadastral), informações divergentes nas bases do governo (averiguação cadastral) e fim da regra de emancipação do Auxílio Brasil.
Para descobrir como está a situação do seu benefício a família pode fazer a consulta completa no Portal Cidadão da Caixa ou pelo aplicativo do Bolsa Família. As duas plataformas informam se existe algum impedimento para receber o benefício, o valor da parcela e se o pagamento está liberado, bloqueado ou pendente de finalização.
Publicidade
Bolsa Família antecipado vai cair no Caixa Tem
O governo anunciou a distribuição do novo cartão do Bolsa Família para todas as famílias inscritas no programa. Porém, ainda deve demorar até que os 21 milhões de beneficiários recebam em casa o novo modelo de cartão com chip e opção de débito
Por isso, quem já está habituado a movimentar os valores pelo Caixa Tem pode continuar utilizando o dinheiro da mesma forma. Pelo aplicativo é possível fazer o pagamento de boletos, transferências e o saque sem cartão em caixas eletrônicos, agência da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Publicidade
Para fazer o saque no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.
Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em “gerar código de saque” e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.
O passo a passo completo para sacar pelo Caixa Tem você confere abaixo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
- O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
- Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
- Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
- No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
- O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.