A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou a partir desta quarta-feira, 29 de março de 2023, o saque por calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores da cidade de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, e Camanducaia, em Minas Gerais.
Publicidade
Nesse sentido, o trabalhador destes municípios pode sacar até R$6.220 do FGTS. Contudo, a CEF informou que é preciso que haja saldo na conta do contribuinte e ele não pode ter realizado um saque deste tipo nos últimos 12 meses.
Vale destacar que a liberação do FGTS pela Caixa ocorre para auxiliar a população dos municípios que sofreram com as fortes chuvas. Assim, a liberação do valor do fundo de garantia vai ajudar o trabalhador se organizar frente às perdas.
Publicidade
Regras da Caixa
A Caixa liberou o saque calamidade do FGTS hoje na intenção de atender a uma demanda dos municípios atingidos. Assim, os trabalhadores de Camanducaia e São Luiz do Paraitinga, afetados pelas fortes chuvas, poderão ter acesso ao seu fundo de garantia.
Segundo a CEF, ambos as localidades precisam que os endereços sejam identificadas pela Defesa Civil Municipal. O contribuinte da cidade mineira, que mora em áreas afetadas pelas chuvas, pode solicitar o valor extra até 28 de maio deste ano. Enquanto a população do município paulista pode pegar parte do do FGTS até 7 de junho de 2023.
Publicidade
Atualmente, a Caixa Econômica Federal libera o saque por motivos de calamidade para 55 cidades em diversos estados do Brasil como Rio de Janeiro, Maranhão, Paraná, Bahia, Santa Catarina, entre outros. A seguir, veja como solicitar o saque.
Como pedir o saque por calamidade?
Inicialmente, o usuário deve baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. Em seguida, é necessário realizar o login com senha e conta do usuário. Já com o aplicativo logado, é necessário clicar em “meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade Pública”.
Publicidade
Por fim, nesta nova janela, vai ser disponibilizada a área para colocar o município em questão. Assim, basta colocar a identidade, comprovante de residência e selecionar que deseja receber o valor em conta da Caixa – pode ser, inclusive, na Poupança Digital CAIXA Tem – ou outra instituição financeira. Caso aprovado, o prazo para receber o montante é de até cinco dias úteis.