O consignado do INSS há tempos atrás foi criticado pelas instituições financeiras devido às novas taxas de juros. Ou seja, os reajustes feitos pelo governo federal não são muito vantajosos para os bancos.
Publicidade
Por causa disso, houve uma baixa significativa na concessão de empréstimos consignados nos últimos meses. Mas parece que depois de tantos transtornos a Caixa deu indícios de que tentaria uma nova solução para o esquema das taxas. Acompanhe!
O que aconteceu com consignado do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e pensões de pessoas que contribuíram ao longo da vida durante o período em que trabalharam.
Publicidade
Sendo assim, além dos segurados receberem os benefícios da aposentadoria, também existe a opção de empréstimo consignado do INSS por meio da Caixa Econômica e de outros bancos também.
Essa modalidade é destinada a aposentados e pensionistas do INSS, porém, recentemente o governo federal baixou a taxa de juros cobradas sobre o consignado, e isso causou uma série de repercussões negativas nos bancos.
Publicidade
Os bancos privados como Santander, Bradesco e Itaú, por exemplo, não fecharam novas concessões de consignados devido à baixa taxa. Uma vez que eles consideraram inviável e desvantajoso oferecer o serviço nos tais termos.
A taxa que estava sendo aplicada aos empréstimos consignados era de 1,70%, com isso, as estatais como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal e os bancos citados acima, renunciaram a opção do consignado por um período.
Publicidade
Diante disso, foi necessário fazer novas negociações com o governo federal por meio da presença de membros da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Sendo assim, a Caixa Econômica Federal retornou a aplicação do consignado.
A Caixa Econômica voltará com novas taxas para o consignado?
A nova medida que está sendo tomada a respeito do consignado do INSS deve seguir um novo valor para as taxas. Essa nova taxa escolhida é o que muitos bancos estavam esperando.
Publicidade
Depois disso, as negociações avançaram para uma taxa de juros para os empréstimos de aposentados e pensionistas no valor de 1,97%. Um pouco abaixo da meta estabelecida pelo governo que foi entre 1,99% e 2,01%.
Já em relação a Caixa Econômica Federal, a taxa de juros cobrada pelo consignado será de 1,87%. No entanto, para o resto dos bancos, incluindo a Caixa, eles terão o limite de 1,97% na taxa de juros.
Portanto, os aposentados e pensionistas vão voltar a ter disponibilidade para realizar as consultas para contratar o empréstimo consignado pela Caixa.
Condições exigidas para o empréstimo
Lembrando que antes de tudo, ao solicitar o serviço do consignado do INSS os segurados que fizerem o cadastro ficarão sujeitos à aprovação do órgão e devem seguir os seguintes requisitos:
- O valor da prestação do consignado não pode ser maior que 35% do valor do salário ou benefício mensal, dependendo da adesão do convênio;
- As prestações mensais são iguais e não mudam e deverão ser descontadas diretamente da conta salário ou do benefício do segurado;
- A contratação fica sujeita a aprovação de crédito e a confirmação da averbação pelo órgão, como também, devem cumprir as demais cláusulas contratuais do serviço.