O governo federal anunciou uma novidade importante para quem tem registro no Cadastro Único!
Publicidade
A saber, um acordo inédito foi firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e o grupo Carrefour. De forma resumida, o objetivo é garantir a formação de mão de obra e a inclusão socioeconômica de beneficiários do Bolsa Família.
Assim, segundo o ministro do MDS, Wellington Dias, a ideia é oferecer oportunidades de emprego que funcionem como “porta de saída” do programa, garantindo uma melhor qualidade de vida para esses brasileiros.
Publicidade
Inscritos no Cadastro Único
Vale destacar que o acordo de cooperação técnica que envolve o grupo Carrefour Brasil tem como alvo as pessoas inscritas no Cadastro Único, com 18 anos ou mais.
Sendo assim, por meio de processos seletivos, a empresa vai apoiar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
Publicidade
Além disso, haverá prioridade para as mulheres negras e outros perfis em situação de vulnerabilidade.
Ainda mais, durante a vigência do termo de cooperação, inicialmente de 12 meses, pelo menos 10% das vagas abertas pelo Carrefour terão destino para os inscritos no Cadastro Único.
Publicidade
E mais, haverá treinamento para a qualificação de caixas, pessoal de estoque, de limpeza e de atendimento. “Vamos ter acesso ao Cadastro Único para poder contratar algumas pessoas que precisam de um trabalho, que querem sair dessa situação de vulnerabilidade, e crescer dentro de uma empresa como a nossa”, afirmou o CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, na assinatura do convênio.
Governo vai em busca de outras iniciativas como essa
Por fim, Wellington Dias sinalizou que o governo federal vai em busca de outros acordos semelhantes para o público registrado no Cadastro Único.
Publicidade
Com isso, a meta é chegar a 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família empregados no setor privado por meio de iniciativas semelhantes à do Carrefour.
“Vamos pactuar com os vários setores da economia. O presidente Lula quer que a gente, além de cuidar dos mais pobres, abra oportunidade pelo emprego e pelo empreendedorismo”, afirmou o ministro.
Cadastro Único atualizado
Por fim, é importante alertar você para que mantenha os seus dados sempre atualizados no registro do Cadastro Único. E isso deve ser feito a cada 2 anos, ou imediatamente, quando houver qualquer alteração na estrutura familiar.
E mais, se precisar de orientações para providenciar a atualização pela internet, clique aqui e confira um artigo do Brasil 123 exatamente com esse tema.