Quem já é beneficiário do Bolsa Família há algum tempo, deve ter reparado que as notícias recentes relacionadas ao programa de transferência de renda são um tanto quanto preocupantes. Isso porque, no início desse ano o governo federal brasileiro avisou que iria suspender os pagamentos irregulares que aconteciam dentro do programa. Dessa forma, instaurou-se o pente-fino do Bolsa Família.
Publicidade
Desde a implementação efetiva do pente-fino, por volta de 1,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família tiveram seus pagamentos bloqueados. E caso você não queira ir pelo mesmo caminho, é necessário prestar muita atenção no alerta mais recente do governo federal. Entenda todos os detalhes no texto a seguir.
Por que famílias estão sendo suspensas do Bolsa Família?
Como já é de conhecimento geral, assumiu o cargo de presidente da República nesse ano o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para quem não se lembra, foi justamente o presidente Lula que estava na presidência do Brasil durante a idealização do Programa Bolsa Família. Com o retorno do candidato para o governo federal brasileiro, muitos se perguntaram quais novas medidas ele deveria implementar no Brasil durante seus primeiros meses de governo.
Publicidade
E a resposta não tardou a vir. Ainda em fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social divulgou logo em fevereiro que iria realizar um pente-fino no programa de transferência de renda. A medida, serviria para identificar possíveis irregularidades que estavam acontecendo no Bolsa Família. E assim, suspender do programa beneficiários que estavam recebendo as parcelas de maneira indevida. Desde o anúncio do ministro Wellington Dias, mais de 1 milhão de brasileiros foram suspensos do Bolsa Família.
Em sua grande maioria, as pessoas suspensas pertenciam a lares unipessoais. Ou seja, eram beneficiárias únicas do Bolsa Família. Ao identificar que essa não é mais a situação do beneficiário, o governo tem a autonomia de suspender os pagamentos. Outros motivos que podem levar à suspensão do benefício incluem o não cumprimento de regras, discrepâncias nas informações e dados não atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).
Publicidade
Confira alerta mais recente para beneficiários do Bolsa Família
De acordo com o ministro Wellington Dias, não existe previsão para que o pente-fino do Bolsa Família chegue ao fim. Sendo assim, a melhor forma para que um beneficiário possa garantir o seu pagamento mensal, é manter suas informações em dia e não descumprir com nenhuma norma do programa. Recentemente, muitos brasileiros que recebem estes pagamentos receberam um novo alerta. Seria necessário para estas pessoas, comparecer urgentemente a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social.
Mas, não há motivo para grandes preocupações. Os beneficiários que deverão comparecer ao CRAS, deverão fazê-lo para que tenham a chance de atualizar as suas informações no Cadastro Único. Para quem já teve o benefício suspenso, esta é uma oportunidade para recuperá-lo. Para realizar a atualização, é necessário levar até o CRAS os documentos de todos os membros da família que recebe o benefício. Além disso, comprovantes de renda e de residência atuais também devem estar sob posse do beneficiário. Mas, atenção! Quem precisa atualizar o cadastro só terá 60 dias para fazer isso. Fique atento e não perca o prazo!