O objetivo do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores é apoiar os MEIS e empreendedores de pessoa física (PF), mesmo os que enfrentam restrições de crédito, por meio do Crédito Caixa Tem. O empréstimo pode ser solicitado pelos empreendedores Pessoa Física por meio do aplicativo “CAIXA Tem”.
Publicidade
O valor pode ser utilizado para diversas finalidades, como pagamento de despesas com fornecedores, salários de funcionários e contas de água, luz e aluguel. Além disso, pode ser utilizado para a compra de matérias-primas e mercadorias para revenda, por exemplo.
Quais são os requisitos?
Os Microempreendedores Individuais (MEI) têm a opção de solicitar o empréstimo em qualquer agência da Caixa, desde que atendam ao requisito mínimo de 12 meses de atividade/constituição.
Publicidade
Além disso, os MEIs devem ter um faturamento anual de até 81 mil reais, não possuir dívidas bancárias acima de 3 mil reais (excluindo financiamentos habitacionais e limites não utilizados), e ter Conta Pessoa Jurídica Caixa, estando aprovado na análise de crédito.
Já para empreendedores PF que desejam investir em seus negócios, inclusive para beneficiários do Bolsa Família, precisam ter uma dívida bancária de até R$3.000,00 em 31/01/2022, exceto financiamentos habitacionais e limites não utilizados, e manter o cadastro atualizado no aplicativo Caixa Tem para se qualificar.
Publicidade
Precisam, também, possuir uma conta Poupança Caixa Tem, ser aprovado na análise de crédito e atender aos requisitos do programa. O processo de solicitação é totalmente digital, por meio do aplicativo.
Como solicitar o empréstimo Caixa Tem?
Para solicitar o empréstimo, existem dois caminhos, um para aqueles que já possuem conta no aplicativo e outro para aqueles que ainda não possuem. É possível atualizar o cadastro pelo aplicativo e solicitar o empréstimo após análise de crédito.
Publicidade
O dinheiro é depositado na Poupança Caixa Tem e o pagamento das parcelas é debitado da conta. Não é necessário enviar comprovantes de renda ou de dívidas bancárias.